Dicas de Maquiagem: 20 segredos profissionais para uma make perfeita!

Seja para uma ocasião especial ou para o dia a dia, dominar as habilidades de maquiagem pode transformar completamente sua aparência e realçar sua beleza natural. No entanto, muitas vezes a infinidade de produtos, técnicas e tendências que surgem podem parecer complexos demais. Mas não se preocupe! Neste post, reuni as melhores dicas de maquiagem para ajudar você a criar looks incríveis sem complicação. São truques simples que aprendi com a prática e em cursos com profissionais da beleza para você colocar em prática a partir de hoje. Prepare-se para mergulhar no mundo mágico da maquiagem! Seja você uma iniciante curiosa ou uma entusiasta experiente, essas 20 dicas serão seu guia para uma maquiagem impecável. Pronta para se tornar uma expert? Vamos lá!

Dicas de maquiagem

1. Sempre limpe bem a pele antes de começar a maquiagem

Comece com uma pele bem preparada. Antes de aplicar qualquer produto de maquiagem, certifique-se de limpar e hidratar bem o rosto para criar uma tela perfeita.

Lave o rosto com um sabonete líquido específico para o seu tipo de pele. Em seguida, pegue um disco de algodão, umedeça com água micelar e passe por todo o rosto.

Dicas de maquiagem limpeza da pele com água micelar.

A água micelar faz uma limpeza mais profunda e ainda equilibra o pH da pele, deixando-a pronta para receber o hidratante.

Para saber mais como a água micelar funciona clique aqui e veja o post completo.

2. Potencialize a hidratação usando uma bruma

Se você não quer que sua pele craquele e fique com aparência de envelhecida ou sem viço, capriche muito na hidratação antes de começar a make.

Então, antes do hidratante, considere também a aplicação de uma bruma hidratante com vitaminas. Esse produto tem a função de levar mais nutrientes para a pele, dando mais nutrição e vida. Também ajuda a aumentar a fixação da maquiagem como um todo.

Gosto muito da Bruma hidratante da Nina Secrets (clique aqui). A Natura também lançou uma recentemente (clique aqui e conheça). Eu já comprei a minha para experimentar. Logo, logo terá resenha aqui no blog.

Dicas de maquiagem aplicação de bruma hidratante Natura Una.

3. Dicas de maquiagem: jamais pule o hidratante

Além da bruma hidratante, um hidratante em gel ou creme é essencial. Se você pular o hidratante a sua pele irá “roubar” a água da base e do corretivo na tentativa de se hidratar e aí esses produtos ficarão secos e craquelados sobre o seu rosto.

Então, comece com um hidratante para a área dos olhos. Aplique com os dedos anelares, pois com esses a gente não consegue fazer muita força. Isso é importante porque nessa área do rosto nossa pele é mais fininha. Eu tenho usado um da Clinique (clique aqui), que além de hidratar e nutrir a pele profundamente, ainda reduz bolsas e olheiras.

Truques de maquiagem hidratação área dos olhos.

Depois de hidratar a área dos olhos, agora é a vez de cuidar do resto do rosto. Eu normalmente hidrato com o Chronos Acqua (clique aqui), pois penetra e seca rapidamente. Mas também uso, as vezes, o creme Nívea da latinha azul (clique aqui), especialmente nos dias frios e quando sinto minha pele muito ressecada.

Dicas de maquiagem aplicação hidratante.

4. Espere a secagem dos produtos

Depois de aplicar cada produto, dê um tempo para que ele seque na pele antes de passar o seguinte. Se possível, comece a se maquiar um pouquinho mais cedo para que você tenha tempo.

Então, depois dos hidratantes, espere pelo menos uns 2 minutos antes de começar a aplicar a base. Assim, um produto não reage com o outro, pois pode ser que as fórmulas não sejam tão compatíveis. Isso é especialmente importante caso você não use todos os produtos de uma mesma linha.

Já aconteceu com você da base começar a esfarelar no rosto durante a aplicação? Pode ser porque você não deixou que o produto anterior secasse e daí eles reagiram mal entre si.

5. Dicas de maquiagem: não se esqueça de blindar sua pele

Se você quiser que sua maquiagem fique impecável e dure horas, não esqueça de aplicar também uma blindagem antes de começar a make.

A da Catharine Hill é perfeita (clique aqui e confira), pois torna a sua maquiagem à prova-d’água, além de hidratar a região da face. E hidratação em maquiagem nunca é demais.

Outro item que funciona muito bem como blindagem é o Concentrado Revitalizante Chronos (clique aqui), pois contém óleos essenciais ultraleves que revitalizam a pele. Bastam 3 gotinhas, eu sempre uso.

Se quiser conhecer mais sobre o Concentrado Revitalizante Chronos tem post aqui no blog. Para acessar é só clicar no link.

Dicas de maquiagem: selagem da pele.

6. Use corretivos coloridos chamados corretores

Com a pele totalmente preparada e antes de começar a aplicação da base, corrija as imperfeições com corretivos coloridos.

Olheiras bem escuras e manchas de melasma, por exemplo, precisam de um corretivo mais salmão em peles claras para que sejam camufladas.

Já o corretivo vermelho é ideal para cobrir manchas e olheiras escuras em peles morenas a negras.

Olheiras mais arroxeadas por outro lado necessitam de um corretivo amarelo.

Defeitinhos avermelhados como espinhas e vasinhos, por exemplo, precisam de um corretivo verde.

Quer entender melhor sobre a função de cada corretivo colorido? Então, clique no link e leia o post Como usar corretivos coloridos na maquiagem.

7. Aplique a base com um pincel tipo kabuki

Ganhe tempo e aplique sua base com um pincel do tipo kabuki, que espalha a base e já faz um polimento ao mesmo tempo. Se você não sabe as diferenças entre os pincéis de base clique aqui e leia o post.

Gosto desse pincel pois ele dá bastante cobertura e não absorve muito a base, dessa forma, é mais econômico. Aplique sempre em batidinhas por todo o rosto. Se concentre nessa hora para não deixar nenhum pedacinho da pele sem produto.

Como aplicar base corretamente.

Por fim, faça movimentos circulares bem leve com o pincel para polir a base, deixando um acabamento mais natural.

Tem dúvidas na hora de escolher a base? Então, clique no link para conferir o post: tipos de base para a maquiagem: entenda as diferenças.

8. Tire os resíduos da base

Um bom acabamento é tudo na maquiagem. Assim, evite resíduos de base perto na raiz dos cabelos ou nas sobrancelhas. Limpe o excesso com um cotonete ou algodão.

Truque de makeup: limpe as sobrancelhas com um cotonete.

No restante do rosto, passe uma esponjinha de maquiagem seca em batidinhas para absorver o excesso de base e ajudar a secar a pele.

Dicas de maquiagem.

9. Dicas de maquiagem: use um corretivo iluminador

Para deixar o rosto com um aspecto mais viçoso, escolha um corretivo um ou dois tons mais claro do que a sua base. Assim, você já garante a iluminação de pontos específicos do rosto, como abaixo dos olhos, no centro da testa e no queixo.

Domine a arte da aplicação do corretivo: aplique-o em pequenas quantidades, dando leves batidinhas com os dedos ou um pincel para obter uma cobertura uniforme. Eu gosto de usar o pincel língua de gato, muito usado também para base.

Dicas de make.

10. Aplique o iluminador antes de selar a pele

Se você quer que seu iluminador em pó fique bem evidente, aplique-o antes de selar a pele com o pó. Eu gosto de aplicar o iluminador com um pincel menor, para ter maior precisão. Meu preferido é o da Mari Saad (clique aqui). Mas não aplique o pó sobre o iluminador para não tirar o brilho.

Como aplicar iluminador.

Quer aprender mais sobre os melhores locais para aplicar o iluminador? Então, clique no link e confira o post Como usar iluminador.

11. Contorne o nariz com um produto de tom frio

Para que o contorno do nariz fique perfeito e bem natural use um contorno que tenha o fundo frio. Meu preferido é o da BT Taupe Chiq (clique aqui). E para aplicar use um pincel de esfumar sombra, para ter maior precisão.

Depois use também um pouquinho de iluminador bem na pontinha do nariz para dar a sensação de que ele é mais arrebitado.

12. Aplique o blush corretamente

Sorria levemente para encontrar a área das maçãs do rosto e aplique o blush nessa região em movimentos circulares suaves, esfumando bem para obter um acabamento natural.

13. Dicas de maquiagem: aplique as sombras em camadas

Para criar um look de olhos esfumados, comece com sombras mais claras e vá adicionando camadas gradualmente, mesclando bem as cores para um efeito suave e profissional.

Para não realçar a flacidez das pálpebras em peles maduras, escolha sombras opacas.

14. Dicas de maquiagem: use curvex

Para cílios com um belo efeito curvado, use o curvex antes de aplicar o rímel. Segure-o na base dos cílios e pressione levemente por alguns segundos.

15. Use o truque da fita para aplicar o delineador

Use uma fita adesiva para um delineado perfeito. Se você tem dificuldade em obter um delineado simétrico, cole um pedaço de fita adesiva ou esparadrapo no canto externo dos olhos como guia para criar um traço definido e reto.

15. Realce suas sobrancelhas

As sobrancelhas são a moldura dos olhos. Então, aprenda a realça-las com um lápis ou sombra para preencher e definir sua forma.

16. Sempre sele sua maquiagem

Dê a sua pele um aspecto aveludado, disfarce imperfeições e elimine o excesso de oleosidade da face aplicando um pó facial bem fininho. A Vizzela tem um BBB (bom, bonito e barato) clique aqui.

Mas evite a área onde você aplicou o iluminador, para não diminuir o brilho do produto. E use um pincel menor para ter mais controle sobre a aplicação.

18. A vez da máscara

Capriche na máscara de cílios. Ela faz toda a diferença na maquiagem. Aplique várias camadas até que os cílios fiquem bem destacados. Se os fios grudarem, deixe a máscara secar e com um pentinho de cílios como esse aqui (clique) penteie e separe os pelinhos.

E só aplique a máscara depois de já ter selado a pele com o pó. Assim você evita que o pó facial se deposite sobre o rímel.

19. Dicas de maquiagem: escolha a cor certa de batom

Na hora de escolher um batom, leve em consideração seu tom de pele e o look desejado. Tons neutros são versáteis, enquanto cores vibrantes podem adicionar um toque de ousadia.

Como eu estava fazendo uma maquiagem para durar o dia todo, optei por um batom nude bem hidratante, quase do mesmo tom que os meus lábios. Esse é o Hug Me da Mac Cosmetics (clique aqui), que contém azeite de oliva orgânico na sua fórmula.

20. Finalize com uma spray fixador

Após aplicar todos os produtos de maquiagem, finalize com uma nuvem de fixador. A bruma desse produto ajuda a tirar o excesso de pó e ainda garante a duração da maquiagem mesmo que você sue. Eu amo o da Mac, clique aqui e confira a resenha.

Make finalizada:

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: