A menos que você curta maquiagens elaboradíssimas, não é preciso ter uma coleção inteira de pincéis. Para a make do dia a dia, confira a seguir quais itens devem fazer parte do seu kit básico de pincéis de maquiagem:
Kit básico de pincéis de maquiagem
Recheie seu nécessaire com os seguintes pincéis básicos para fazer a sua maquiagem diária.
1. Pincel de base
Existem dois tipos, o mais comum, chamado de língua de gato, e o de polimento ou kabuki. Eu, particularmente, prefiro aplicar a base com o pincel de polimento.
Acho mais prático e rápido, pois já vou polindo a base, ou seja, espalhando o produto em movimentos circulares, a medida em que vou aplicando.

O pincel língua de gato, apesar de ser o mais comum e tradicional, pode deixar marcas de riscos no rosto. Especialmente para quem não tem muita prática.
Assim, eu prefiro utilizá-lo para espalhar o corretivo. A ponta mais fina ajuda a chegar nos cantinhos.
Há quem prefira, contudo, aplicar o corretivo com os dedos. Eu não gosto, pois suja a mão, e depois acabo “passando o corretivo” em tudo ao redor.

Ainda não percebeu bem as diferenças entre esses dois tios de pincéis de base? Não tem problema! Para entender tudo sobre eles clique aqui e confira o post completo.
2. Pincel de pó
Grande e fofinho, serve para fazer aplicações de pós soltos ou compactos para selar a sua base e corretivo. Dê preferência a um com cerdas bem macias.

3. Para blush
O modelo de pincel chanfrado se encaixa bem nas maçãs do rosto para uma aplicação certeira. Além disso, também é ótimo para aplicar o bronzer na hora de fazer o contorno da sua maquiagem.

4. Pincéis para sombra
Recomendo 2 pincéis de sombra, um para depositar o produto nas pálpebras e outro para esfumar. O de depositar tem as cerdas achatadas, já o de esfumar tem cerdas arredondadas.


Para entender melhor as diferenças entre esses dois tipos de pincéis de sombra clique aqui e confira o post.
5. Pincel de delineador
Com esse tipo você consegue desenhar traços nas pálpebras, tanto com delineadores em pasta como com sombras.
Esse tipo de pincel também é ótimo para desenhar pelinhos nas sobrancelhas, para preencher falhas, usando uma sombra.

Os diferentes tipos de cerdas
Em regra geral, as cerdas naturais são mais indicadas para os produtos em pó e as artificiais têm melhor desempenho com líquidos e cremes.
Isso porque as fibras sintéticas, diferentemente das naturais, não absorvem os produtos e distribuem de maneira mais homogênea.
Mas a indústria da maquiagem está evoluindo cada vez mais e já consegue produzir pincéis de fibras sintéticas perfeitos para aplicar produtos em pó também.
Como fazer bom uso dos pincéis
Confira a seguir dicas certeiras para você fazer um bom uso nos pincéis:
Dose certa
Antes de levar os produtos ao rosto, retire o excesso de maquiagem das cerdas batendo-as no dorso das mãos. Esse truque é indispensável para dar a sua maquiagem um aspecto natural.
Acerte o movimento
Para espalhar bem o produto, trabalhe em movimentos circulares. Se a ideia é uma maquiagem mais carregada, crie camadas ou, se preferir, aplique com batidinhas.
Evite o banheiro
Apesar de parecer mais prático, o banheiro está longe de ser o local ideal para guardar seus pincéis. A umidade do vapor danifica as cerdas e favorece a proliferação de bactérias e fungos.
Cuidados no uso
Se for usar um mesmo pincel para diferentes produtos, limpe-o logo após o uso. Existem soluções específicas para uso. Mais abaixo falo delas.
Faxina necessária
Manter os pincéis bem limpos não garante só a beleza da maquiagem. A saúde da sua pele também depende disso.
Por isso, vale sempre dedicar alguns minutos para dar um banho caprichado neles.
Veja também: |
Todos os dias
Um higienizador líquido retira o excesso de produto das cerdas logo depois do uso, deixando-as macias e cheirosas.
Para isso basta aplicar o produto nas cerdas e passá-las em um lenço de papel ou toalha. Dá para usar o pincel novamente em apenas 3 minutos.
Clique aqui e aqui e encontre algumas opções de solução de limpeza para pincéis.

A cada 15 dias
Para uma lavagem mais caprichada dos seus pincéis, a cada 15 dias mais ou menos, lave-os com xampu. Eu adoro usar o de bebê da Johnson’s.
Molho as cerdas, coloco um pouquinho do xampu e esfrego delicadamente em um tapetinho de silicone específico. Clique aqui e veja passo a passo como fazer.

Enfim, esses são os itens que eu recomendo para você montar seu kit básico de pincéis de maquiagem.
Siga o Almanaque da Mulher no Instagram, no Pinterest e no Facebook para saber sempre que eu postar um novo artigo.
Olá! suas informações ajudou bastante, estou a fazer um Curso Básico de Automaquiagem e encontrei aqui resumes do quero apresentar em minha aula.
Muito bom mesmo, está de PARABÉNS. ❤
Um forte abraço. ❤
Que bom, Emanoela! Muito obrigada pelo comentário! Volte sempre!