Validade das maquiagens e cosméticos

Compartilhe!

Sim, maquiagem tem prazo de validade também, sabia?! Então, se você adora comprar produtinhos e tem gavetas e mais gavetas repletas de batons, blushes, bases etc., é bem provável que vários deles estejam fora da validade. Saiba sobre os riscos que você está correndo e veja como conservar melhor as suas maquiagens.



Maquiagem tem validade

A grande maioria das mulheres usa maquiagens vencidas porque ou não sabe que elas vencem ou sabe, porém acredita que não há o menor problema.

Mas maquiagens fora da validade podem representar um grande risco para a saúde da pele e dos olhos. Isso porque pode haver o desenvolvimento de fungos e bactérias, resultando em irritações, alergias e até infecções. A atenção deve ser ainda maior com produtos usados na boca e nos olhos, pois são regiões mais sensíveis.



Como as marcas informam sobre a validade das makes

As marcas têm duas formas de informar sobre a validade dos seus produtos. Elas podem:

  • Escrever direto na embalagem a data exata de validade do produto (contada a partir da data de fabricação), como se faz aqui no Brasil ou
  • Podem informar o prazo de vida útil do produto (contado a partir do momento em que o mesmo for aberto), como normalmente fazem as marcas importadas.



Maquiagens importadas

Na embalagem do cosmético gringo aparecerá no fundo da embalagem um desenho de um frasco aberto, com um número e uma letra. O “M” quer dizer “month” (mês em inglês) e o número significa a quantidade de meses. Veja o exemplo a seguir:

Validade da maquiagem 1
Ou seja, esse produto vencerá depois de 12 meses a partir do momento em que a embalagem for aberta pela primeira vez.

No Brasil

No Brasil a legislação obriga que venha escrito no produto a data de validade do mesmo. Mas algumas vezes essa informação só consta na caixa de papelão que envolve a maquiagem.



Por que as maquiagens e cosméticos vencem?

As empresas estabelecem o prazo de validade das maquiagens e cosméticos através de testes de qualidade que avaliam a segurança microbiológica e a eficácia dos produtos.

Essa perda da estabilidade cosmética se dá porque os ingredientes conservantes expiram. E por isso os cosméticos ficam susceptíveis a ação de micro-organismos. Além disso, alguns ativos também perdem sua eficácia com o tempo, fazendo com que o produto perca sua função.



Dica para controlar a validade das suas makes

A dica que eu dou para que você tenha sempre o controle sobre a validade das suas maquiagens é: sempre que você abrir um produto novo anote em uma etiqueta adesiva a data de validade e cole na maquiagem.

Se o produto informar o prazo de vida útil, calcule logo a data do vencimento a partir do dia em que você abriu e cole a etiqueta no produto. Assim você não perderá o controle.

Ah, e cuidado para não jogar fora a caixinha com a data de validade do produto antes de anotar a informação na etiqueta também. Veja como eu faço:

Etiquetas com a data de validade das maquiagens
Data da validade anotada em uma etiquetinha e colada no produto.



Minha maquiagem venceu: e agora, o que fazer?

Você foi lá na sua penteadeira conferir a validade das suas makes e descobriu que várias já estão vencidas. E agora, o que fazer?! Tenho que jogar tudo fora?

Bem, os fabricantes de cosméticos e os dermatologistas recomendam que você faça isso mesmo, pois não podem garantir a qualidade do produto após o prazo de vencimento.

Mas eu faço diferente e até hoje não tive nenhum problema. Veja bem, essa é a minha opinião. Eu só descarto o produto quando eu percebo qualquer sinal de mudança do cheiro, cor ou textura. Se eu não notar nada de diferente na maquiagem, uso mesmo fora da validade.

Passei a usar as etiquetinhas com a validade apenas como uma referência, e na medida do possível, priorizo o uso das que vão vencer primeiro.

Mas se você prefere seguir estritamente o que recomendam os médicos e empresas de cosméticos, então jogue fora os produtos vencidos. Essa é, sem dúvida, a opção mais segura.



Produtos pastosos e líquidos: redobre a atenção

É fácil perceber as alterações macroscópicas. Os produtos líquidos perdem sua homogeneidade quando estão alterados. Os pastosos podem ser tornar líquidos ou então ficam ressecados. Já as maquiagens em pó começam a ficar muito duras e pouco pigmentadas.

Os produtos em pó, em geral, duram bem mais do que o recomendado pelos fabricantes, justamente porque tem uma baixa atividade de água. Quanto menos água, mais difícil é para os micro-organismos se multiplicarem.

Mas saiba que bem antes que as alterações se tornem visíveis ao olho nu, elas já começaram a ocorrer no ambiente microscópico. Por isso, fico bem mais atenta aos produtos líquidos e pastosos, pois estes contêm bastante água nas suas fórmulas. E minha atenção é redobrada com máscaras de cílios e delineadores, pois os olhos são partes mais sensíveis.

Mas mesmo estando dentro do prazo de validade, só isso não garante 100% a qualidade e segurança do produto. Isso depende também da forma como você armazenada e manuseia seus produtos.



Como conservar suas maquiagens por mais tempo

Maquiagens e cosméticos mal acondicionados podem sofrer alterações mesmo dentro do prazo de validade.

A durabilidade depende muito do local onde o produto é armazenado e da forma como é usado. Em condições adversas, a durabilidade dos cosméticos será menor do que a indicada na embalagem.

Existem alguns cuidados que você deve tomar para manter suas maquiagens bem preservadas. São eles:

1. Verifique sempre a validade

Antes de comprar um produto, verifique a validade. Às vezes, as empresas aproveitam as promoções para esvaziar seus estoques de produtos que estão com a data de vencimento muito próxima.

Neste caso, não estão fazendo nada errado ou fora da lei. O consumidor é quem deve prestar atenção e conferir antes da compra. As empresas não podem, contudo, vender nada com o prazo de validade vencido.



2. Lave suas mãos antes de usar

Antes de manusear seus produtos sempre lave as mãos, assim, você estará minimizando os riscos de contaminação das suas preciosas maquiagens.



3. Lave seus pincéis com frequência

Siga uma rotina de lavagem dos seus pincéis (veja post) e esponjas de maquiagem, para que esses não sejam veículos de contaminação.

Prazo de validade das maquiagens



4. Use espátulas

Para os produtos pastosos utilize sempre uma espátula para retirar do pote a quantidade de produto que será usada.

Não use seus dedos, mesmo que limpos, pois a gordura natural da mão e os micro-organismos normalmente presentes, podem alterar a fórmula do produto e consequentemente, a validade.

Validade das maquiagens e cosméticos



Maquiagem tem validade: mais dicas

  • Feche bem seus produtos após cada uso. O ar contém micro-organismos que podem contaminar os produtos, caso fiquem abertos.
  • Não use suas maquiagens caso esteja com conjuntivite, herpes ou qualquer outra doença contagiosa, caso contrário, você poderá se recontaminar na próxima vez que for usar seus produtos.
  • No caso do batom, você pode cortar um pedacinho e aplicar com um pincel. Depois leve bem o pincel com um sabonete bactericida. Se usar um lápis, aponte bem para eliminar a parte que entrou em contato com seus olhos doentes.

  • Não guarde a esponjinha de aplicação do pó compacto em contato direto com o produto. Use um papel para separar o produto da esponja. O ideal é que o próprio estojo do pó tenha uma área separada para guardar a esponjinha.
  • Evite guardar suas maquiagens no banheiro. Por ser um ambiente quente e úmido, pode fazer com que o prazo de validade de seus produtos diminua.



Outras dicas:

  • Mantenha também suas maquiagens protegidas da luz solar. Lembre-se, em condições adversas, a durabilidade dos produtos será menor do que a indicada na embalagem.
  • Procure não emprestar seus cosméticos, nem pegar emprestado. Pode parecer coisa de gente egoísta, mas maquiagens são itens pessoais.
  • Esmaltes também estragam. Você saberá que isso ocorreu quando os ingredientes se separarem e o produto ficar descolorido. Veja post sobre alergia a esmaltes.

Validade dos perfumes

Mantenha seus perfumes longe do sol e das mudanças bruscas de temperatura. Por isso, o banheiro é o pior lugar para se guardar os perfumes também. O ideal é mantê-los em algum lugar fresco e livre da luz solar direta e protegidos pela caixa de papelão que vêm embalados.

A luz e a variação de temperatura aceleram a velocidade de degradação de qualquer material. Se quiser tirar o perfume da caixa, deixe-o em um lugar escuro, como uma gaveta ou armário fechado.

Sim, isso é triste! Adoro meus perfumes enfeitando minha cômoda. Mas os mais recentes tenho mantido dentro da caixa.



Prazos médios de validade dos produtos

Para facilitar, fiz um resumo abaixo com os prazos médios de validade dos produtos. Estes são períodos aproximados, então, sempre verifique a data recomendada pelo fabricante da sua maquiagem ou cosmético.

Gostou das dicas? Agora vai ficar mais atenta com as suas preciosas maquiagens? Me conta!

Siga o Almanaque da Mulher no Instagram.



3 comentários em “Validade das maquiagens e cosméticos”

  1. Oi Marcia! Adorei as dicas sobre maquiagem, principalmente a respeito da validade. Fui correndo verificar as que tenho. Agora então com uma princesa tão vaidosa como a Julis em casa, tenho que ter mais atenção. Parabéns pelo blog! ?????

Deixe uma resposta

Rolar para cima