Pincel de sombra não é tudo igual

O olho esfumado é o preferido de nós mulheres. É chique, bonito e sensual, mas muitas têm dificuldade em fazer esse tipo de maquiagem, pois não possuem os pincéis de sombra certos. E sem a ferramenta adequada, em qualquer tipo de atividade, o trabalho fica muito mais difícil. Já com os equipamentos certos é possível produzir uma maquiagem com um acabamento mais refinado e profissional, mesmo não sendo uma expert no assunto. Neste post você aprenderá a diferenciar o pincel de sombra de esfumar do pincel de sombra de depositar.



Pincéis de sombra: não são todos iguais

Hoje em dia você encontra pincéis de maquiagem a venda em qualquer farmácia ou loja de cosméticos. Mas, na maioria das vezes, encontramos apenas um tipo de pincel de sombra, que é o de depositar ou aplicar, não o de esfumar.

E você deve estar se perguntando, mas qual a diferença entre eles? Pincel de sombra não é tudo igual? Não, continua lendo que eu te explico!

Pincel de aplicar X pincel de esfumar

O pincel de aplicar ou depositar sombra é mais achatadinho, enquanto que o de esfumar tem o formado arredondado. Veja mais detalhes no vídeo abaixo. Já me segue no Instagram? É @almanaqudamulher.

É até possível esfumar sombra com o pincel de depositar, mas para conseguir um resultado satisfatório, você precisa ter uma boa habilidade com os pincéis. Além disso, esse pincel de depositar precisa ser, pelo menos, um pouco mais denso para facilitar essa tarefa.

Já ao passar sombra com o pincel de esfumar, normalmente, o resultado será uma sombra com pouca intensidade de cor. Abaixo vou entrar mais nos detalhes sobre esses dois principais tipos de pincéis de sombra:

Pincéis de sombra para depositar ou aplicar

Os pincéis de depositar ou aplicar sombra são, em geral, os mais fáceis de serem encontrados. Eles têm as cerdas mais achatadinhas, e por isso são perfeitos para concentrar sombra nas pálpebras.

A aplicação de qualquer tipo de sombra, pigmento ou glitter com esse tipo de pincel deve ser feita sempre em leves toques ou batidinhas. O objetivo, como já mencionado, é depositar ou concentrar, o produto nas pálpebras.

Mas você também pode usar o pincel de depositar para passar a sombra arrastando-o na pálpebra. Porém, nesse caso, sua sombra não atingirá o máximo de intensidade de cor, já que será aplicada uma camada de produto mais fina com essa técnica.

Para conseguir esfumar sombras em pó com esse tipo de pincel, ele deve ser de cerdas bem suaves e não pode ser muito estreito. Mas mesmo assim será bem mais difícil conseguir o efeito degradé tão desejado com esse tipo de pincel.

Pincel de depositar sombra
Pincel 252 (clique aqui)

O 252 da MAC (clique aqui) é um pincel bem grandão, ótimo para quem tem bastante espaço nas pálpebras.

Opções mais em conta de pincéis de depositar sombra você encontrará clicando aqui, aqui e aqui.

Todas as marcas possuem pincéis desse tipo. É bom ter mais de um para que você possa aplicar sombras claras e escuras, sem que uma cor influencie na outra.

Mais dicas sobre os pincéis de depositar sombra

Procure um pincel com tamanho compatível com o das suas pálpebras. Ou seja, se você tem um olho pequeno, um pincel grande não irá se encaixar bem, dificultando seu trabalho.

Já se tiver pálpebras maiores, e vai aplicar a mesma sombra por toda a sua pálpebra móvel e também na fixa, um pincel muito pequeno não será prático, pois fará você gastar muito tempo nessa tarefa.

Mas você também pode ter pincéis de vários tamanhos, que serão usados em diferentes momentos, de acordo com o efeito que você quer dar a sua maquiagem.

Assine a Newsletter do blog e receba por e-mail todas as atualizações e ofertas exclusivas. É só preencher os campos abaixo:

Outras aplicações do pincel de depositar

Mas o  pincel de depositar sombras não serve só para isso, ele é também muito útil para aquelas maquiagens em que você quer marcar bem o côncavo do olho.

Se você não sabe o que é o côncavo, dê uma olhada nessa imagem abaixo. O côncavo é essa dobrinha sobre o globo ocular, contudo, nem todas as pessoas possuem o côncavo tão definido como na imagem abaixo:

Onde fica o côncavo do olho
Para marcar o côncavo com o pincel de depositar, você vai usar apenas a pontinha dos pelos, encaixando-a bem no côncavo, fazendo movimentos de vai e vem para ir espalhando a sombra de forma mais marcada.
Pincel de sombra

Qual melhor pincel para esfumar sombra

Os pincéis de esfumar são mais fofos e com as cerdas dispostas de forma arredondada. Aplicam o produto de maneira mais difusa e suave, permitindo produzir facilmente o efeito degradê tão desejado do olho esfumado.

A marcação do côncavo feita com o pincel de esfumar, entretanto, será suave e diáfana, bem menos delimitada do que com o pincel de depositar.

Para esfumar a sua sombra com esse tipo de pincel você deve fazer movimentos rotativos e de vai e vem, mas sempre com delicadeza. Você vai ver que o efeito esfumado aparece rapidamente. Nada como usar a ferramenta adequada.

E para concentrar a cor em um lugar e atingir uma cobertura maior, aplique a sombra com batidinhas. 

Abaixo vou colocar a imagem de um pincel de esfumar para ilustrar o formato das cerdas.

Pincel 224 da MAC
Pincel 224 (clique aqui)

Dessa vez usei como exemplo o pincel 224 da MAC (clique aqui), excelente produto, eu super recomendo, mas o preço não é brincadeira não. É caro, mas cuidando bem, você o terá para toda a vida. Mas não é o único. Abaixo coloquei algumas outras sugestões.

Seleção de pincéis de sombra de esfumar

  1. Pincel para esfumar Belliz (clique aqui)
  2. Para esfumar RK by Kiss (clique aqui)
  3. Pincel esfumar de cerdas sintéticas Marco Boni (clique aqui)
  4. Macrilan pincel para Esfumar (clique aqui)
Como esfumar sombra.
Olhos com sombra bem esfumada formando um degradê.

Pincéis de sombra chanfrados

Existem também os pincéis de esfumar chanfrados. As cerdas são cortadas na diagonal. São práticos para esfumar o côncavo devido ao formato, mas não são essenciais.

Pincel 275 da MAC
Pincel de esfumar chanfrado.

Se você procura por pincéis de sombra com esse corte diagonal clique aqui, aqui e aqui.

Veja também os posts:

Existem ainda outros tipos de pincéis para serem usados nos olhos com objetivos específicos, mas esse será assunto para um próximo post. Aguardem! Para dúvidas ou sugestões, usem a área dos comentários. Não fiquem tímidas! Beijos!

6 comentários em “Pincel de sombra não é tudo igual”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: