Primer com cor: como usar

Compartilhe!

O primer é um produto para ser aplicado antes da base e apresenta várias funções, a mais conhecida é aumentar a durabilidade da maquiagem. Com a evolução do produto, contudo, surgiram as versões coloridas. Assim como o corretivo colorido, o primer com cor também tem funções específicas de acordo com a coloração do produto.



Os primers comuns apresentam silicones ou outros produtos que atuam como difusores óticos, maravilhas da tecnologia, que refletem o brilho e escondem as imperfeições.

Já os primers com cor trabalham disfarçando a “cor problema” com o auxílio de outra complementar. Assim, eles conseguem uniformizar a cor do rosto.

Ao contrário dos corretivos coloridos (clique aqui e veja post), que servem para serem aplicados somente nas imperfeições, os primers coloridos podem ser usados no rosto inteiro.

Mas, você também pode aplicar o primer colorido apenas nas regiões que quer neutralizar.

Seja colorido ou incolor, considero um bom primer aquele bem seco ao toque, pois não gosto da sensação de ter muitas camadas de produtos sobre a pele do rosto, mesmo tendo.



Funções dos primers

Como já mencionei, existem primers sem cor e com cor. Abaixo explico para que serve cada tipo.

Primer incolor ou sem cor

Os primers sem cor ou incolores (ou ainda, brancos) apresentam as seguintes funções:

  • Hidratam a pele.
  • Aumentam a durabilidade da maquiagem.
  • Controlam o brilho da pele nas versões para peles oleosas (em geral na forma de gel).
  • Uniformizam a pele.
  • Disfarçam rugas finas de expressão – veja post clicando aqui.
  • Dão uma aparência de pele com poros mais fechados (clique para ver post)
  • Ajudam a proteger a pele da incidência dos raios solares quando contêm fator de proteção solar.

Quanto de primer deve ser aplicado

Para que o produto exerça as suas funções, ele deve ser usado com parcimônia. Aplicar o primer na mesma proporção de uma base ou creme, portanto, pode fazê-lo craquelar.

Assim, o ideal é distribuir o equivalente a uma pérola pelo rosto todo, usando as mãos. Os dedos ajudam a selar os poros e a criar uma textura uniforme.

Seleção de produtos

Pré-maquiagem incolor: opções de marcas.

  1. Creme pré-maquiagem The Porefessional Benefit (clique aqui) – minimiza os poros com uma cobertura translúcida. Contém um derivado de vitamina E que protege a pele dos radicais livres.
  2. Blur efeito instantâneo Natura Una (clique aqui) – com acabamento matte e toque aveludado, suas partículas agem desfocando as imperfeições da pele, possibilitando o disfarce de sinais e de poros, uniformizando o tom da pele e reduzindo o brilho. Veja post aqui.
  3. Creme pré-maquiagem Photo Finish Foundation Primer Light Smashbox (clique aqui) – livre de óleo, é ideal para peles sensíveis ou com tendência a acne. Com vitaminas e antioxidantes na fórmula. Pele matte o dia todo.
  4. Primer M·A·C Prep + Prime FPS 50 (clique aqui) – oferece alta proteção solar com FPS 50, prolonga a duração da maquiagem na pele e minimiza a aparência de poros. Enriquecido com antioxidantes.
  5. Redutor de Poros Mac (clique aqui) – bastão mágico que reduz a aparência de poros, linhas finas e rugas e dá um acabamento matte.



Funções dos primers com cor

Além das mesmas funções dos primers incolores, os produtos coloridos têm funções diferentes de acordo com a cor do produto.

Primer verde

O primer verde camufla as espinhas e as marcas avermelhadas em geral, como as dos vasinhos que algumas mulheres apresentam no rosto, cicatrizes, rosácea e até nariz de gripe.

Primer com cor: verde.

  1. Primer Matificante Givenchy Verde (clique aqui) – corrige a cor da pele, reduzindo a vermelhidão e deixando a pele uniforme.
  2. Retoque Nunca Mais RK By Kiss Verde (clique aqui) – suaviza tons avermelhados da pele, como de acne, espinhas ou alergia.
  3. Smashbox Photo Finish Reduce Redness (clique aqui) – uniformiza o tom, ao neutralizar a vermelhidão, e prepara a pele para a maquiagem.



Lilás ou azul

O produto lilás ou azul é indicado para ajudar a camuflar imperfeições amarronzadas em peles claras e amareladas, como as manchas de melasma (clique e veja post).

É também o tipo de primer ideal para as mulheres que têm o fundo da pele amarelado (morenas douradas) e para as orientais, pois neutraliza o tom da pele, iluminando o rosto. Primer com cor: azul.

  1. Creme pré maquiagem Givenchy Prisme Primer Azul (clique aqui) – corrige a cor da pele, indicado para peles amarelas e manchas de sol. Pode ser usado sozinho, contém extrato de magnólia e pansy.



Primer amarelo

O primer amarelo é indicado para ajudar a sumir com pequenos hematomas roxos e olheiras arroxeadas em peles brancas ou morenas claras.

Primer com cor: amarelo.

  1. Primer Retoque Nunca Mais RK By Kiss Amarelo (clique aqui) – suaviza os tons roxos da pele, como olheiras ou manchas.
  2. Matificante Givenchy Prisme Primer Amarelo (clique aqui) – para manchas no rosto e olheiras.



Rosa

Já o produto rosa ajuda a iluminar peles com tom acinzentado.

Primer com cor: rosa.

  1. Matificante Givenchy Prisme Primer Rosa (clique aqui) – primer que corrige a cor da pele, indicado para peles claras, evidenciando um rosado natural.



Pêssego ou laranja

Por fim, o primer cor de pêssego ou de laranja esconde olheiras mais azuladas e manchas escuras de melasma em peles morenas ou negras.

Primer com cor: laranja.

  1. Primer Matificante Givenchy Prisme Laranja (clique aqui) – para unificar o tom da pele.



Como aplicar o primer com cor

Assim como os primers incolores ou brancos, os coloridos devem ser sempre aplicados antes da base, depois do hidratante e do protetor solar.

Aplique uma gota de primer em cada ponto do rosto (testa, bochechas, nariz e queixo) e espalhe com os dedos ou com um pincel de base, do centro da face para fora.

Confira também o post Tipos de pincéis de base.

Se você tiver escolhido a cor correta do primer, de acordo com as suas necessidades, o produto irá praticamente sumir.

Em seguida, aplique a base, e por cima dela, o corretivo do tom da sua pele ou um pouco mais claro para iluminar.

Veja também: Como escolher a base ideal e A cor certa do iluminador para seu tom de pele.

Caso as manchas, olheiras ou a rosácea sejam muito intensas, aplique, além do primer com cor, um corretivo colorido.

Esse corretivo colorido segue o mesmo esquema das cores do primer com cor. É uma técnica, entretanto, mais usada por profissionais ou pessoas muito experimentes em maquiagem.

Nesse caso, a ordem de aplicação será a seguinte:

  1. Primer com cor
  2. Base
  3. Corretivo colorido
  4. Corretivo da cor da pele ou mais claro, o corretivo mais claro serve para iluminar.



Mais dicas

Para camuflar dois problemas ao mesmo tempo, como manchas e olheiras, por exemplo, use a cor indicada de primer em cada região.

Em seguida, é só aplicar a base por cima, e só depois o corretivo para iluminar.

Por último, para selar tudo, aplique uma camada de pó facial. Eu gosto muito desse aqui (clique). Ele deixa um efeito geladinho na pele.

Como são muitas etapas, faça camadas finas. Então, esfume tudo muito bem para não ficar manchado.

Aplique todos os produtos em batidinhas. Dessa forma, não arraste na pele, senão, você tira o que já colocou.

Teste para ver o que fica melhor na sua pele, mas nunca deixe para testar algo novo quando você estiver com pressa. Se não der certo você não terá tempo para corrigir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error:
Rolar para cima