O que é subtom de pele e como reconhecer o seu

Compartilhe!

Você está precisando de uma base nova, mas como saber direitinho que cor comprar? A primeira coisa a se fazer é identificar o tom e o subtom da sua pele. Em relação ao tom, você pode ter pele clara, média ou escura, conforme falei no post anterior (clique aqui e confira). Até aí fácil. Mas e o subtom? Se você não sabe o que é subtom de pele, e como descobrir o seu, leia o post a seguir.



O que é subtom de pele

Começando pela definição, afinal, o que é subtom de pele? Subtom é a coloração que fica ‘por baixo‘ do nosso tom de pele dominante.

Assim, a cor do subtom nunca se altera, mesmo quando estamos mais bronzeadas.



Mistura dos pigmentos

Todas as cores são formadas pela mistura das 3 cores primárias: o amarelo, o vermelho e o azul. Lembras das aulas de Artes? A cor da nossa pele também.

Subtom de pele.

Pigmentos envolvidos nos subtons de pele

O subtom da pele é formado por uma mistura de 3 pigmentos: caroteno, queratina e hemoglobina. Enquanto o tom da pele é dado apenas pelo pigmento melanina.

O caroteno (encontrado também na cenoura e na abóbora, por exemplo) tem uma coloração amarelada. Por isso é comum, por exemplo, os bronzeadores levarem um pouco de caroteno na sua fórmula. Assim, na hora da aplicação já dão aquele tom mais dourado para pele.

Já a hemoglobina, pigmento presente no nosso sangue, é responsável pela coloração avermelhada.

E a queratina, pigmento muito presente também nos pelos e cabelos, tem um tom mais azulado.

Pigmentos do subtom de pele.

As diferentes quantidades de cada pigmento misturadas é que fazem com que algumas peles sejam mais douradas, rosadas ou até esverdeadas.

As peles em que os 3 pigmentos se apresentam mais ou menos na mesma quantidade, são denominadas neutras.



Tipos de subtons

Portanto, através das misturas entre os pigmentos presentes na pele, são formados 3 tipos de subtons: o quente, o frio ou o neutro.

A pele que possui uma maior quantidade de pigmentos amarelo e vermelho, tem um subtom quente. É uma pele naturalmente alaranjada ou dourada.

Quando há uma grande quantidade dos pigmentos vermelho e azul, a pele adquire um aspecto mais arroxeado ou rosado. Isso caracteriza uma pele de subtom frio.

E tem ainda as peles olivas, que são meio esverdeadas. São formadas principalmente pela mistura dos pigmentos azul e amarelo. Essas normalmente também têm um subtom frio.

Já uma pele de subtom neutro tem os 3 pigmentos nas mesmas quantidades, então, não há o predomínio de um subtom. Assim, ela não é nem rosada, nem amarelada e nem esverdeada.

Porém, todas as peles podem ser categorizadas como quente ou fria. Dessa forma, existe as peles neutras quentes e neutras frias.



Subtom de pele.

Contudo, é importante frisar que o subtom quente ou frio pode aparecer em peles de qualquer fototipo, do mais claro até o mais escuro de todos. Veja as celebridades abaixo:

Subtom de pele como descobrir o seu.

As peles de subtom quente, que estão na imagem na parte de cima, são mais amareladas, douradas e bronzeadas. No caso das peles negras mais escuras, o fundo lembra o chocolate.

Já nas peles de subtom frio, os fundos são rosados ou acinzentados. Nas peles negras, o fundo é mais café.



Como descobrir seu subtom de pele?

Existem testes que nos ajudam a descobrir qual é o subtom da nossa pele.

Mas já adianto que não é um processo muito simples e fácil de se fazer. Mesmo profissionais treinados têm dificuldade de descobrir o subtom das peles. Contudo, não é uma tarefa impossível.

A primeira coisa é vestir uma blusa cinza, pois essa é a cor que menos influencia na nossa coloração pessoal. A segunda coisa é se aproximar de uma janela para que você possa utilizar a luz natural.

Agora é só fazer os 3 testes abaixo:



1. Veias do braço

Observe as veias do seu braço. Elas são azuladas ou são esverdeadas?

Se tendem para o azul, sua pele tem grandes chances de ter o subtom frio. Já se as veias tendem para o verde, o subtom é quente.

Se você tiver dificuldade em identificar suas veias como azuis ou verdes, então, sua pele deve ser neutra. Nas mulheres de subtom neutro as veias do pulso são azul-esverdeadas.

Subtom de pele.
Eu percebo minhas veias como verde azuladas, então, tenho subtom neutro.



2. Como sua pele reage ao sol?

Peles com subtom frio têm mais dificuldade em ficar bronzeadas e logo nas primeiras horas de sol já ficam com aquela cor rosada.

As de subtom quente sempre se bronzeiam quando expostas ao sol, adquirindo uma coloração dourada.

Peles com o subtom neutro quando expostas ao sol se bronzeiam, mas também se queimam se permanecerem por um pouco mais tempo.



3. Teste das bijuterias

Se joias ou bijuterias douradas ficam melhores em você do que as prateadas, é provável que seu subtom seja quente. O prata costuma se destacar em pessoas de pele com subtom frio.

Esse teste também pode ser feito com duas moedas, uma prateada e outra dourada.

Subtom de pele: teste das moedas.
Gosto ligeiramente mais dos metais dourados na minha pele.

Mulheres de subtom neutro ou oliva ficam bem com as duas cores de metal.

Meu resultado: após fazer os 3 testes, cheguei a conclusão que meu subtom é neutro quente.



Escolhendo a base de acordo com o subtom de pele

Subtom de pele quente

Pessoas com o subtom quente devem procurar por bases com um tom amarelado.

As bases de subtom quente podem levar a letra W (warm) para facilitar a identificação.

Se você se confundir e aplicar uma base de cor fria sobre a pele de subtom quente, por exemplo, seu rosto vai ficar acinzentado.

A base com subtom frio sobre pele de subtom quente deixa o tom acinzentado.

Lembre-se também que as bases podem oxidar. Algumas fórmulas reagem com os óleos da pele, tornand0-se mais quentes ou mais avermelhadas conforme você as usa.

Nesse caso para corrigir, use um pó facial de subtom mais frio por cima. Ou, então, misture a base que oxida com um pouco de base de subtom frio.

Subtom de pele frio

Mulheres com o subtom frio devem escolher bases com tons puxados para o rosado.

As bases de subtom frio podem ser facilmente identificadas pela letra C (cold).

Pele de subtom frio com base de subtom quente. O erro é facilmente percebido pela diferença de tom no pescoço.



Subtom de pele neutro

As peles com subtom neutro devem usar uma base de cor neutralizada, ou duas bases misturadas (uma rosada e a outra amarelada).

Alguns fabricantes identificam as bases de subtom neutro pela letra N ou pela palavra “neutral”.

A letra N pode vir seguida de um ‘C’ (NC), quando o produto se destina a pele de subtom neutro frio ou ‘W’ (NW), quando é uma base de subtom neutro quente.

A Mac Cosmetics (link para a loja) é uma das empresas que vendem no Brasil uma grande variedade de tons e subtons de bases.

Na maioria das vezes, contudo, as marcas colocam opções de bases amareladas e rosadas nos tons de base mais claros e apenas o subtom neutro para os tons de base mais escuros.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima