Para uma maquiagem bem-feita, um produto não pode faltar: a base. É ela que dá o acabamento, esconde as imperfeições e deixa o rosto uniforme, aquela tela “em branco” para você aplicar as cores. E as opções de produtos oferecidos no mercado não são poucas. Existem diferentes tipos de base para todos os gostos e necessidades: líquidas, cremosas, compactas e em bastão. Para escolher a melhor para você, aprenda mais sobre cada tipo.
Tipos de base
Existem vários tipos de bases a venda, mas cada uma atende a algumas necessidades específicas.
Dessa forma, dependendo do tipo de acabamento que você está querendo, da facilidade e rapidez da aplicação, da presença ou não de manchas na pele, você pode optar por ter mais de uma na sua penteadeira.
Os principais tipos de base que você vai encontrar são:
- líquida
- cremosa
- mousse
- em pó (2 em 1)
- stick ou bastão
Abaixo mais detalhes sobre cada uma.
Base líquida
A pele com aspecto natural, sem excessos, continua sendo o principal objetivo de uma maquiagem impecável.
Com textura mais leve, a base líquida é ideal para a maquiagem do dia a dia. Fácil de espalhar, costuma proporcionar cobertura leve a média e disfarça, com uma camada fina, manchas e imperfeições.
Também chamada de base fluida, de tão aquosa, pode inclusive, ser até aplicada com conta-gotas.
E algumas, de tão levinhas, foram apelidadas de bases-sérum. Essa consistência é possível porque a quantidade de óleo na fórmula é menor.
Os pigmentos passam por um processo químico que permite sua estabilização em menor quantidade de óleo. Assim, consegue-se o poder de disfarce apesar da textura mais fina do produto.
Muitas contêm a mistura de água com silicone, o que deixa o produto mais aquoso e delicado.
Indicação da base líquida
A base líquida é indicada para todos os tipos de pele. Mas, quem tem pele muito oleosa, precisa ficar atenta. As versões oil free e matte ficarão melhores, além de durar mais na pele, especialmente em dias quentes.
Bases líquidas que eu recomendo: Nude me Base Sérum Natura (clique aqui), Skin Illusion da Clarins (clique aqui).
Como aplicar a base líquida
Use uma esponja, um pincel ou mesmo a ponta dos dedos.
A esponja ajuda a retirar o excesso de base dos locais onde você precisa de menos cobertura. Mas use-a sempre umedecida, para não absorver muito da sua base, levando ao desperdício.
O pincel, minha forma preferida de aplicação (veja post clicando aqui), é rápido, prático e preciso.
Há ainda a possibilidade de aplicar com as pontas dos dedos. Eu, particularmente, não gosto, pois suja os dedos, me obrigando a parar a maquiagem para ir lavar as mãos.
Mas as bases líquidas exigem que haja uma preparação da pele antes de aplicar o produto. Se a pele estiver muito seca, naturalmente irá absorver a água da base. Como resultado sua pele ficará com um aspecto craquelado.
Por isso, antes de aplicar a base sempre limpe, tonifique e hidrate a pele.
Há bases líquidas que vêm com conta-gotas, como já comentei. Nesse caso, já que a textura é muito fluida, você precisa se acostumar a medir a dose em gotas.
Pingue duas ou três no dorso da mão e espalhe no rosto com um pincel. Aplique apenas o suficiente para uniformizar a pele e obter uma certa transparência.
Se tiver manchas escuras ou alguma outra imperfeição que deseje encobrir, deposite um pouco mais do produto diretamente nesses pontos. Ou use um corretivo (clique aqui e veja post).
Base cremosa
As bases cremosas são um pouco mais consistentes do que as líquidas. São capazes de dar mais cobertura, indo de média a alta, o que significa que pode pesar mais também, no caso de exagerar na quantidade.
Para quem é indicada a base cremosa
A base cremosa é indicada para peles normais a secas.
Já quem tem pele mista ou oleosa, contudo, precisa optar pelas versões de base cremosas oil-free (ou seja, sem óleo), para que tenham maior durabilidade e não causem cravos ou espinhas.
Como aplicar a base cremosa
Faça “pingos” em pontos estratégicos, como testa, bochechas, nariz e queixo. Em seguida, espalhe com um pincel de base, esponja macia ou mesmo os dedos, sempre do centro para as laterais do rosto.
Outra forma de aplicação é colocar um pouco de base no dorso da mão e com o auxílio de um pincel ir distribuindo o produto pelo rosto. Veja mais sobre as diferenças entre os pincéis de base clicando aqui.
Se desejar um acabamento bem leve, contudo, use uma esponja úmida na aplicação.
Produtos que eu indico: Hyaluronic (clique aqui) para peles normais a secas, Studio Fix Fluid (clique aqui) para peles mistas e oleosas.
Assine a Newsletter do blog e receba por e-mail todas as atualizações e ofertas exclusivas. É só preencher os campos abaixo: |
Tipos de base: mousse
Quer um acabamento matte e aveludado? A versão em mousse costuma ter textura que combina base + pó em um único produto.
Normalmente apresenta alta cobertura, por isso, é muito indicada para mulheres que apresentam manchas na pele, como a de melasma, por exemplo. Clique aqui e veja a resenha do Melanesse Manutenção, para tratamento do melasma.
Indicação da base mousse
Qualquer pessoa pode usá-la, mas, caso sua pele seja oleosa, lembre-se de que é importante que o produto seja livre de óleo.
Produto que eu indico: Base Mousse Una (clique aqui), com controle de oleosidade. Para ver a resenha sobre essa base clique aqui.
Como aplicar a base mousse
A base mousse pode ser aplicada com pincel ou esponja ou mesmo com a ponta dos dedos. Espalhe bem, especialmente nas laterais do nariz e dos olhos, até ficar uniforme.
Base em pó
Se você não quer ter o trabalho de aplicar a base e depois selar a pele com pó, essa é sua base!
Variando entre uma cobertura leve a média, esse tipo de produto é bastante procurado por donas de pele oleosa, que sentem necessidade de usar pó com frequência.
Sua textura mais sequinha e levemente mais grossa dá um resultado interessante à pele e é fácil de aplicar.
Se tiver a pele seca e gostar dessa versão, contudo, é recomendada a aplicação de um bom hidratante antes. Quer experimentar?
Indico essas bases em pó: Studio Fix Powder (clique aqui) e a Base Compacta Power Stay (clique aqui).
Como aplicar a base em pó
Durante a aplicação use a esponja ou o pincel para pó, espalhando do centro do rosto para fora.
Algumas marcas de base em pó permitem que o produto também possa ser aplicado com a esponja úmida.
Tipos de base: stick ou bastão
E, finalmente, a base em bastão, que costuma proporcionar alta cobertura. Na pele, fica aveludada e consegue esconder as imperfeições tanto quanto um corretivo.
Assim, se precisar de mais cobertura, como abaixo dos olhos devido a olheiras, é possível dispensar o corretivo e aplicar essa base com batidinhas.
Mas não é o tipo mais simples de aplicar. É necessário que você espalhe bem para não acumular ou manchar em algumas regiões.
Indico as seguintes bases em bastão: Perfection Stick (clique aqui) e base em bastão Matte Real (clique aqui).
Como aplicar a base em bastão
Você pode aplicar a base em bastão de duas maneiras:
- Primeira, passando o bastão diretamente sobre a pele em áreas como testa, bochechas, queixo e nariz e, depois espelhando com o auxílio de um pincel ou pontas dos dedos.
- Segunda, se quiser um acabamento mais leve, aplique o produto com a ajuda de uma esponja úmida e macia em todo o rosto.
Dicas gerais sobre a aplicação da bases
Mas ao aplicar qualquer tipo de base cuide para não deixar uma linha divisória, principalmente no contorno dos maxilares e perto da raiz dos cabelos.
Contudo, não esqueça de espalhar o produto também bem perto das orelhas, em torno do nariz e no pescoço.
Assim, comece aplicando o produto do centro do rosto para as laterais. E, usando apenas o excesso do produto que está no pincel ou esponja, desça do queixo até o pescoço, esfumando bem.
Veja também os posts: |
Enfim, por hoje é só. Mas se quiser mais dicas de maquiagem e beleza, siga o Almanaque da Mulher no Pinterest.