fbpx

Tipos de pincéis para aplicar base

A base, como o próprio nome já diz, é o alicerce de uma boa maquiagem. Após escolher a base do tom certo, respeitando seu tipo de pele e a ocasião, a preocupação passa a ser aplicá-la de maneira uniforme. E para isso existem vários tipos de pincéis para base a disposição no mercado. Conheça nesse post quais são eles, as vantagens e desvantagens de usar cada um e as melhores técnicas de aplicação.

Instrumentos para aplicação de base

É difícil, mas não impossível, conseguir um bom resultado na aplicação da base sem a ferramenta adequada. Aliás, isso vale para qualquer atividade. Sem dúvida, com os instrumentos certos em mãos, o trabalho fica muito mais fácil, rápido e preciso.

Há quem prefira aplicar a base com as pontas dos dedos ou mesmo com uma esponja (opções aqui). Eu, particularmente, prefiro utilizar um pincel, pois acho inconveniente ter que lavar as mãos após a aplicação da base, para poder continuar a maquiagem.

Quanto as esponjas, venho utilizando de vez em quando, e confesso que tenho gostado muito do resultado também. Mas sempre acho que a esponja absorve muito produto, principalmente quando está seca. Mas isso é assunto para outro post. Assim, pela praticidade, economia e resultado obtido, prefiro usar mesmo um pincel na hora de aplicar minha base.

Tipos de pincéis para base

Existem basicamente 2 tipos de pincéis para base: os chamados “língua de gato” e os pincéis kabuki duo-fiber.

Pincel de base – língua de gato

O pincel língua de gato é aquele que tem as cerdas com um formato achatado (ou flat). Apesar de ser o tipo de pincel de base mais comum, não é o mais prático e fácil de usar. Muita gente tem dificuldade para espalhar bem a base usando essa ferramenta. Por isso, não é incomum perceber riscos nítidos do produto na pele do rosto após a aplicação da base com esse tipo de pincel.

Então, para a aplicação da base ficar perfeita utilizando esse pincel achatado é necessário alguns cuidados. O primeiro é não ter pressa, já que só com paciência você conseguirá atingir todos os cantinhos do rosto sem que a base acabe ficando mal distribuída.

O segundo é começar a espalhar a base sempre do centro da face para fora. Isso vai garantir que a maior quantidade de base se concentre onde, normalmente, a gente mais precisa de cobertura, que é justamente o meio do rosto. Isso porque é nesse local que se localizam, em geral, a maior parte das manchas e dos pontos vermelhos, assim como as olheiras.

Pincel língua de gato
Pincel língua de gato (link).
Existem também os pincéis língua de gato de topo reto, conforme a imagem abaixo. A escolha do pincel língua de gato de topo reto ou arredondado é apenas uma questão de gosto pessoal, já que ambos funcionam da mesma forma.

Tipos de pincéis para base.
Pincéis flat topo reto (link) – com a mesma função dos arredondados.

Pincel de base – Kabuki duo-fiber

Para aplicar a base existem também os pincéis tipo kabuki duo-fiber. Estes podem ter o topo reto, arredondado ou chanfrado. O formato desse tipo de pincel é completamente diferente do língua de gato. Os kabukis são redondos e têm bastante fibras, como é possível verificar na imagem abaixo:

Cerdas do pincel kabuki vistas de cima
Cerdas do pincel kabuki vistas de cima.

Os pincéis kabuki duo-fiber são também conhecidos como pincéis de polimento e servem como o próprio nome diz, para dar polimento, ou seja, afinar a cobertura e garantir uma distribuição mais uniforme da base pelo rosto. 

O termo duo-fiber quer dizer que o pincel apresenta dois tipos de fibras. Essas fibras podem ser uma natural e outra sintética ou dois tipos de fibras sintéticas diferentes no mesmo pincel.

Para a aplicação de base líquida (ou mesmo cremosa), não há necessidade de comprar um pincel que tenha fibra natural. Esse tipo é mais adequado para produtos em pó. Portanto, para bases líquidas ou cremosas, o tipo de pincel mais recomendável é o que possui dois tipos de fibras sintéticas.

Quanto ao formato do topo do pincel kabuki, a escolha pelo modelo reto, arredondado ou chanfrado é uma questão de gosto e adaptação de cada um ao instrumento. Eu sou apaixonada pelo modelo de topo reto da Sigma que coloquei na primeira imagem abaixo.

kabuki duo fiber de topo reto (aqui tem).
Pincel kabuki duo fiber de topo chanfrado
Pincel kabuki duo fiber de topo chanfrado (link).
Pincel kabubi duo fiber de topo arredondado
kabuki duo fiber de topo arredondado (aqui tem).

Outros pincéis tipo kabuki

Há ainda pincéis kabuki com outros formatos menos comuns. Se você gosta de investir em vários tipos de pincéis, esses podem ser interessantes, mas não são essenciais. Apesar dos diferentes formatos, todos servem para a mesma coisa, aplicar base e polir. O fato de terem uma ponta mais delgada e proeminente permite que cheguem com mais facilidade em todos os cantinhos do rosto. São eles:

Tipos de pincéis para base.
Sigma kabuki anguloso (link) – permite ir em cantinhos com mais facilidade.
kabuki pontudo (link) – a ponta mais fina permite seu uso também para  aplicar corretivo nos cantos dos olhos.
Tipos de pincéis para base.
Pincel kabuki cônico (link) – o formato permite alcançar cantos mais difíceis.

E, por último, temos o modelo de pincel kabuki que mais se parece com uma escova de dentes, só que maior e com mais pelos dispostos de forma circular. Há alguns anos foi uma sensação, mas atualmente já não são encontrados com tanta facilidade.

Tipos de pincéis para base.
Pincel oval (link) – com cabo anatômico para automaquiagem.

Como aplicar base

Alguns maquiadores utilizam os dois tipos de pincéis juntos, o língua de gato para aplicar a base e o kabuki duo-fiber para fazer o polimento. Mas apesar da perfeição do resultado, acaba-se consumindo mais tempo.

No dia a dia eu uso apenas o pincel de polimento. Coloco a quantidade da base que eu pretendo usar no dorso da mão e vou pegando o produto aos poucos, com o pincel de polimento mesmo, e espalhando pelo rosto.

Inicialmente aplico com movimentos de leves “batidinhas”, na região mais central do rosto, testa e no nariz, pois é onde necessito de maior quantidade de produto para cobertura, pois tenho manchas de melasma.

Depois, passo a fazer movimentos de rotação com o pincel pelo restante do rosto e pescoço. Assim, faço o polimento da base ao mesmo tempo em que vou espalhando o produto. Ganho tempo e consigo um ótimo resultado.

Onde encontrar pincéis de base

Abaixo coloquei várias opções de pincéis de base língua de gato e kabuki duo-fiber para você conferir:

  • Pincéis língua de gato:

Tipos de pincéis para base.

  1. Da Sephora Collection (aqui link)
  2. Natura Pincel Pro Base (link)
  3. Roxo da quem disse, berenice? (aqui)
  4. Peach Skin Océane Pincel para Base (aqui)
  5. Flat Foudation Ecotools (aqui)
  6. Pincel Base e Corretivo Belliz Unique (aqui)
  • Pincéis Kabuki duo-fiber:

Tipos de pincéis para base.

  1. Duo Fiber Belliz (aqui)
  2. Natura pincel Pro Duo Fibras Una (aqui)
  3. Pincel para Rosto 187S Mac (aqui)
  4. Kabuki Reto Marfim para Bases Belliz (aqui)
  5. Sigma Beauty F88 Flat Angled Kabuki (aqui)
  6. Custom Coverage Buffing Ecotools (link aqui)

Dica: procure experimentar os dois tipos de pincel de base para ver com qual você de adapta melhor. Se você já tiver o tipo língua de gato, e gostar mais do tipo kabuki como eu, não se preocupe, o língua de gato é excelente também para aplicar corretivo.

Se tiver qualquer dúvida ou quiser comentar fique a vontade!

Pincéis de aplicar base

7 comentários em “Tipos de pincéis para aplicar base”

  1. Pingback: Corretivo: descubra as funções desse cosmético multiuso

  2. Pingback: Primer com cor: como usar e funções dos primers coloridos

  3. Pingback: Contorno de maquiagem: luz e sombra para realçar sua beleza

  4. Pingback: Nude Me Base Sérum de Una: tudo sobre a base fluida da Natura

  5. Pingback: Maquiagem para festa com muitas dicas e a lista de todos os produtos usados

  6. Pingback: Maquiagem com delineador azul Natura Aquarela, maquiagem em tons de azul

  7. Pingback: Dicas sobre pincéis de maquiagem da Natura Una

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *