Como usar o círculo cromático para montar combinações de roupas

Hoje vou falar sobre um assunto fascinante que pode transformar completamente sua aparência: usar o círculo cromático para fazer as suas combinações de roupas. Pode parecer complicado, mas prometo que, ao final deste post, você estará mais confiante para criar looks incríveis e harmoniosos. Você verá como é fácil misturar as cores das roupas permitindo usar mais cada peça do seu armário.

Círculo Cromático Combinações na Moda

Circulo cromático combinações de looks.

O Que é o Círculo Cromático?

O círculo cromático, também conhecido como círculo de Newton, foi originalmente concebido por Isaac Newton no século XVII.

Mas somente no século XX passou a ser utilizado no design de forma mais estruturada e sistemática, especialmente com o advento das teorias modernas de cor, pelos designers das mais diversas áreas, incluindo a moda.

Circulo cromático combinações.
O circulo cromático.

Assim, o círculo cromático é uma ferramenta visual que organiza as cores de maneira a mostrar as relações entre elas. Ele é composto pela união das cores primárias, secundárias e terciárias.

Saber como usar a teoria das cores na moda é fundamental para ter uma boa aparência! E o círculo cromático é perfeito para te ajudar nessa tarefa.

Circulo cromático na moda

Circulo cromático combinações na moda feminina.

Usar o círculo cromático na moda é uma maneira prática e eficiente de montar looks harmoniosos e visualmente atraentes através da combinação adequada das cores das peças de roupa.

Para isso recomendo que você imprima a imagem de um círculo cromático para ter no seu armário e consultar enquanto monta seus looks ou, então, você pode adquirir um círculo cromático no comércio, como o que eu comprei abaixo:

Meu circulo cromático – comprei aqui nesse link.

Cores primárias, secundárias e terciárias presentes no círculo

As cores primárias receberam esse nome porque elas não podem ser feitas pela junção de nenhuma outra cor. São a fonte da qual todas as outras cores podem ser obtidas por mistura. Dessa forma, são cores primárias:

  • Vermelho
  • Amarelo
  • Azul

Circulo cromático combinações de cores primárias.

As cores secundárias (laranja, verde e violeta) são formadas pela mistura de duas cores primárias:

  • Roxo ou Violeta = mistura de vermelho + azul
  • Verde = amarelo + azul
  • Laranja = amarelo + vermelho

Circulo cromático combinações de cores secundárias.

Já as cores terciárias são formadas pela mistura de primárias e secundárias. Seis cores terciárias podem ser obtidas misturando uma cor primária com uma cor secundária adjacente:

  • Amarelo + Verde = amarelo esverdeado
  • Azul + verde = azul esverdeado
  • Azul + Violeta (roxo) = azul arroxeado
  • Vermelho + Violeta = vermelho arroxeado
  • Amarelo + Laranja = amarelo alaranjado
  • Vermelho + Laranja = vermelho alaranjado

Como usar o círculo cromático para montar look looks.

Cores quentes e cores frias

Se traçarmos uma linha imaginária no meio do círculo cromático poderemos separar as cores em 6 cores frias e 6 cores quentes.

São cores quentes os tons de vermelho, laranja e amarelo. Já as cores frias englobam os azuis, verdes e violetas (roxo).

Cores quentes e cores frias do círculo cromático.

Harmonização das cores para montagem de looks

Como usar o circulo cromático para fazer combinações de peças e montar looks.

A harmonização das cores é o arranjamento das cores de forma que elas fiquem bem juntas. O círculo cromático nos ajuda a fazer essas combinações harmônicas.

Conceitos importantes:

Antes de começarmos a usar o círculo cromático para combinar as cores das roupas é importante entender algumas definições dos termos relacionados à teoria das cores:

1. Matiz (Hue)

Matiz refere-se à qualidade que distingue uma cor das outras, baseada na sua posição no espectro visível. É a característica da cor que nos permite diferenciá-la como vermelha, azul, verde, etc. Exemplo: No círculo cromático, cada segmento representa um matiz diferente, como o vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, e roxo.

2. Cores Puras (Pure Colors)

Cores puras são as cores em sua forma mais saturada, sem a adição de branco, preto ou cinza. Elas são intensas e vívidas. Exemplo: Vermelho puro, amarelo puro e azul puro são exemplos de cores primárias puras.

3. Grade (Tint)

Uma grade é criada quando se adiciona branco a uma cor, resultando em uma versão mais clara dessa cor. Exemplo: Rosa é uma grade do vermelho, pois é obtida adicionando branco ao vermelho.

4. Tom (Tone)

Um tom é criado quando se adiciona cinza (uma mistura de branco e preto) a uma cor, resultando em uma versão mais suave e menos saturada dessa cor. Exemplo: O tom de um azul pode ser um azul acinzentado, obtido adicionando cinza ao azul.

5. Sombra (Shade)

Uma sombra é criada quando se adiciona preto a uma cor, resultando em uma versão mais escura dessa cor. Exemplo: Borgonha é uma sombra do vermelho, pois é obtida adicionando preto ao vermelho.

6. Valor (Value)

Valor refere-se à claridade ou escuridão de uma cor, independentemente de sua matiz. É a medida de quão claro ou escuro uma cor aparece. Exemplo: Em uma escala de valores de azul, um azul claro tem um valor alto (mais próximo do branco), enquanto um azul marinho tem um valor baixo (mais próximo do preto).

7. Intensidade de Cor (Intensity)

Intensidade ou saturação refere-se à pureza ou vivacidade de uma cor. Alta intensidade significa uma cor viva e pura, enquanto baixa intensidade indica uma cor mais apagada ou desbotada. Exemplo: Um amarelo brilhante e vibrante tem alta intensidade, enquanto um amarelo pastel tem baixa intensidade.

Resumo Visual:

Imagine uma cor como o vermelho:

  • Matiz: Vermelho.
  • Cor Pura: Vermelho em sua forma mais saturada, sem adições.
  • Grade: Rosa (vermelho + branco).
  • Tom: Vermelho acinzentado (vermelho + cinza).
  • Sombra: Borgonha (vermelho + preto).
  • Valor: Varia de vermelho claro (alto valor) a vermelho escuro (baixo valor).
  • Intensidade: Varia de vermelho vibrante (alta intensidade) a vermelho desbotado (baixa intensidade).

Estas definições ajudam a entender como as cores podem ser manipuladas e combinadas para criar uma ampla variedade de efeitos visuais nos looks.

Esquemas de harmonia das cores

Através do uso do círculo cromático é possível montar as seguintes combinações:

  • Combinação Monocromática
  • De Cores Análogas
  • De Cores Complementares
  • Combinação Tríade
  • Combinação Tétrade
  • Combinação de Cores Semi-Complemetares
Combinação Monocromática

Montar um look monocromático consiste em escolher uma única cor base e usar variações dessa cor em diferentes tons, matizes, sombras, grades e intensidades para criar um visual coeso e estiloso. Vamos usar essas definições para entender melhor como montar um look monocromático:

  • Matizes: Considere diferentes variações da mesma cor. Por exemplo, se sua cor base é azul, os matizes podem incluir azul celeste, azul royal, azul petróleo, etc.
  • Grades: Adicione branco à cor base para criar tons mais claros. Por exemplo, azul claro ou azul bebê.
  • Sombras: Adicione preto à cor base para criar tons mais escuros. Por exemplo, azul marinho ou azul escuro.
  • Tons: Adicione cinza à cor base para criar tons mais suaves e menos saturados. Por exemplo, um azul acinzentado.
  • Intensidade: Varie a pureza ou vivacidade da cor, usando desde versões vibrantes e saturadas até versões mais apagadas e suaves.
Círculo cromático combinações de moda feminina look monocromático azul.
Todas as peças na mesma cor pura.
Outro exemplo de look monocromático azul.
Combinação monocromática.
Dois tons de azul mais claros.

Exemplos de combinações monocromáticas em outras cores:

Como combinar cores usando o círculo cromático.

Círculo cromático na moda feminina.

Combinação monocromática.

Como usar o círculo cromático para combinar as cores do look.

As combinações monocromáticas além de fáceis de fazer são muito elegantes e alongadoras. Especialmente se você for baixinha e deseje alongar sua silhueta, use e abuse dessa combinação. Veja também o post: Moda para baixinhas: 17 dicas para não errar mais.

No ambiente profissional, é importante manter a elegância e a discrição. Assim, as combinações monocromáticas são uma ótima escolha. Um look todo em tons de cinza ou azul marinho passa seriedade e sofisticação. Adicione um toque de cor com acessórios, como um lenço ou uma bolsa em um tom complementar.

Assine a Newsletter do blog e receba por e-mail todas as atualizações e ofertas exclusivas. É só preencher os campos abaixo:

Combinação de Cores Análogas

São as combinações de cores que estão localizadas adjacentes ou próximas no círculo cromático. Elas têm uma relação mais sutil e harmoniosa, e os looks formados por essa combinação são sofisticados e tranquilos, perfeitos para um visual elegante e coeso.

Círculo cromático cores complementares e cores análogas.

Exemplos: violeta e vermelho; azul e roxo; verde e azul; laranja e amarelo. O ideal é combinar no mínimo duas cores e no máximo cinco para manter a harmonia.

Como usar co círculo cromático para combinar as cores do look.

Círculo cromático como combinar cores.

Se você é fã de looks casuais e descomplicados, as cores análogas são suas melhores amigas.

Combinação de Cores Complementares

Você já ouviu falar que os apostos se atraem? Isso é verdade no mundo das cores também!

As cores complementares são aquelas que aparecem opostas no círculo cromático. São sempre duas cores e elas tem um grande contraste entre elas. Nas cores complementares há sempre a mistura de uma cor quente com outra fria.

As combinações de cores complementares criam um contraste forte e vibrante. Na moda, usar cores complementares pode ser uma maneira ousada e impactante de se destacar. Por exemplo, um vestido azul royal com um colete laranja vai te dar um look cheio de energia.

Círculo cromático combinações de cores para combinar peças de roupa.
Combinação complementar: o azul fica do lado oposto do laranja no círculo cromático.

Outros exemplos de looks com cores complementares:

Como usar o círculo cromático para combinar as peças de roupa.
O verde fica do lado oposto do vermelho no círculo cromático.
Look com combinação complementar de roxo e amarelo.
O amarelo fica do lado oposto ao roxo.

Se a intenção for arrasar em um evento ou balada, aposte nas cores complementares. Um vestido vermelho com sapatos verdes pode parecer uma escolha ousada, mas o contraste cria um efeito visual irresistível. Complemente com maquiagem e acessórios neutros para equilibrar.

Combinação Tríade

Um look com combinação tríade é aquele formado por três cores igualmente espaçadas uma da outra, formando um triângulo equilátero (com os 3 lados iguais) no disco. As três cores encontram-se equidistantes no círculo cromático. Um exemplo clássico é vermelho, amarelo e azul (veja abaixo).

Look com combinação tríade mulher.

Abaixo outro look com combinação tríade: verde, laranja e violeta.

Look feminino com harmonia tríade.

Essa combinação é vibrante e chamativa, ótima para quem quer um visual colorido sem perder a harmonia.

Assine a Newsletter do blog e receba por e-mail todas as atualizações e ofertas exclusivas. É só preencher os campos abaixo:

Combinação Tétrade ou em Retângulo ou Quadrado

São as combinações de quatro matizes com distâncias iguais, formando um quadrado ou retângulo no disco.

Look feminino com combinação tétrade.

Combinação de Cores Semi-Complemetares ou Meio-Complementares

É a combinação de uma cor com outras duas, mas que se localizam a direita e a esquerda da cor complementar. Ou seja, há a formação de um triângulo isósceles (duas lados iguais e um diferente).

Círculo cromático combinações: dicas extras

  • Teste e Experimente: Não tenha medo de experimentar novas combinações. Às vezes, a cor que você menos espera pode se tornar sua favorita.
  • Acessórios: Eles são ótimos para adicionar cor ao look sem exagerar. Um colar turquesa pode transformar um vestido preto básico.
  • Conheça Seu Tom de Pele: Algumas cores vão realçar sua beleza natural mais do que outras. Descubra quais são e abuse delas!

Conclusão

O círculo cromático é um aliado poderoso na moda. Ele nos ajuda a criar combinações que podem variar de sutis e elegantes a ousadas e vibrantes. O mais importante é se divertir com as cores e usar o que te faz sentir bem. Afinal, a moda é uma forma de expressão pessoal, e nada melhor do que se sentir confiante e estilosa em qualquer ocasião.

Agora, que tal dar uma olhada no seu guarda-roupa e começar a montar algumas combinações novas? Aposto que você vai se surpreender com os resultados!

Veja também os posts:

Espero que você tenha gostado dessas dicas e que elas inspirem muitos looks incríveis. Até a próxima!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: