Estampas geométricas e grafismos fazem parte das principais propostas das grifes nacionais para o verão desse ano. Quadrados, círculos, retângulos, triângulos e losangos, unidos ou de forma independente, se transformam em estampas, com efeitos muito interessantes, para compor looks criativos e ousados.
Estampas geométricas e grafismos: opções para as fashionistas
O look com estampas geométricas surgiu na moda nos anos de 1960, nas passarelas de Paco Rabanne e Yves Saint Laurent.

Mas voltou com força, nas passarelas internacionais de Paris, Nova York e Milão nos desfiles de primavera/verão de 2013. E desde então tem se mantido como opção para as mais fashionistas e antenadas, permitindo a montagem de look repletos de ousadia e originalidade.
Em Paris, por exemplo, a Louis Vuitton usou e abusou da geometria com incontáveis variações de xadrezes, sempre com looks apresentados em duplas.
Já em Nova York, Mark na grife que leva seu nome, usou novamente as estampas geométricas. Muitas opções de linhas retas e curvas, círculos entre outras figuras geométricas.
Ainda em NY, Tommy Hilfiger também não economizou nas estampas gráficas com uma cartela de cores bem Navy.
E a Fendi, em Milão, aplicou a geometria em cortes e recortes.
Grafismos e estampas étnicas
O grafismo também sempre foi usado como expressão e arte por diversos povos, incluindo os indígenas e africanos. São as chamadas estampas étnicas, que devido ao seu apelo histórico, são atemporais.
As estampas étnicas, por exemplo, são muito utilizadas em produções do estilo boho, tendência que nunca sai completamente dos holofotes da moda.
Além disso, as estampas geométricas e os grafismos podem ser grandes aliados da mulher. Isso porque graças ao efeito óptico que podem proporcionar, ajudam a disfarçar os defeitinhos do nosso corpo ou até mesmo, a realçar nossos pontos fortes.
Por exemplo, peças com listras verticais alongam a silhueta, enquanto as com listras horizontais, em geral, achatam. Digo “em geral”, porque as listras horizontais quando finas, não costumam achatar a silhueta.
Para as mais conservadoras, contudo, uma forma muito fácil de usar as estampas geométricas é adotando um look preto e branco. Ou, então, usando apenas uma peça com padronagem geométrica misturada com outra lisa.
Tem medo de achar demais roupas com estampas geométricas? Então, use apenas nos acessórios.
O mix de estampas

As mais ousadas podem abusar de um look totalmente gráfico misturando figuras geométricas e cores, inclusive nos acessórios.
O mix de estampas, contudo, pede maior autoestima e segurança para o uso, e também, conhecimento de moda para a fique harmônico.
A dica essencial é levar em consideração, na hora da mistura, não só as padronagens dos tecidos, como principalmente as cores. Para que uma mistura de estampas funcione, as cores das peças precisam combinar entre si.
Looks inspiração


Siga o Almanaque da Mulher no Instagram.