A música sempre exerceu uma grande influência no mundo da moda, contribuindo para o lançamento de várias tendências. Assim, desde a década de 1960, produções com pegada roqueira nunca mais saíram das passarelas. Muitos designers vêm se inspirando ao longo desse tempo, no visual usado nos palcos, pelos cantores e bandas, para elaborarem suas coleções com estilo rocker. As celebridades também usam muito, de todas as idades! Então, veja como se produzir com muita atitude e ousadia, inspirada na temática do rock n’roll, tanto em looks noturnos como diurnos.
Estilo rocker – por que usar?
É um estilo ousado e irreverente, mas que tem como base o estilo casual (veja post). Assim, o estilo rocker é considerado um estilo complementar de personalidade.
Mas o mais interessante desse estilo é que ele segue duas vertentes, dependendo da personalidade da mulher que o usa.
Pode puxar tanto para uma pegada mais feminina e romântica (as chamadas princesinhas do rock), como para um estilo mais sexy e glamoroso.
A mulher que usa o estilo roqueira quer passar uma imagem de personalidade forte, moderna, ousada e com elevada auto confiança.
Quando e como usar o estilo rocker

A moda rock’n’roll tem tudo haver com a noite, mas o estilo também pode ser usado durante o dia. Para isso, contudo, é importante saber equilibrar as peças de roupa e acessórios.
Assim, é possível usar as peças com inspiração rocker de maneira mais literal, fazendo uma composição entre roupas, acessórios, maquiagem e penteado. Opção essa que pode facilmente tender ao exagero.
Ou então, você pode adotar apenas uma ou duas peças, que podem ser tanto roupas como acessórios, mas que remetam ao estilo. Essa última é, sem dúvida, a maneira mais a prova de erros, e que facilita trazer a tendência para o dia a dia.
Uma peça imbatível para dar um ar rocker a qualquer look é a jaqueta de couro preta, um verdadeiro ícone.
Essa vai com tudo, do básico jeans e camiseta até vestidinhos ou saias em renda ou tule, fazendo um contraponto interessante com a meiguice dessas peças.
Outra forma campeã de usar o estilo, é colocar uma camiseta de banda, que pode estar até bem detonada, com uma saia de paetês para dar uma quebrada, o chamado rock-chic.
Combinar peças de couro preto com o animal print também é uma opção bem atual.
Mas cuidado para não sair fantasiada de roqueira. É importante que você escolha peças que realmente façam parte do seu estilo, caso contrário, você pode não “segurar o look” e acabar ficando desconfortável.
Entre no grupo Vip de Achadinhos do Almanaque da Mulher e receba diariamente pelo WhatsApp promoções e cupons de desconto exclusivos. Clique aqui e faça parte! |
Cores do estilo rocker
O preto é a cor básica e fundamental do estilo rocker, mas o branco e o cinza também fazem parte do visual.
As cores primárias, que são o vermelho, o azul e o amarelo, entram como pontos de cor.

Tecidos, texturas e estampas
O couro é o clássico dos clássicos para este estilo, mas também são usados as malhas, os jeans lavados e bem detonados.
Quanto as texturas, além do couro, podem também ser usadas, a renda, o voil, o paetê e as franjas.
As estampas mais utilizadas são as camufladas, as florais de fundo escuro, as que têm prints de bicho, os xadrezes e também as estrelas e as caveiras.
Peças de roupa do estilo rocker
As peças que compõem o estilo inspirado nos roqueiros são:
- Peças em couro
- Jaquetas especialmente o modelo perfecto
- Camisetas de banda (que podem ser customizadas com rasgos e outras interferências)
- Peças destroyed (literalmente peças destruídas, com rasgos, furos e desgastes em geral)
- Itens com estampa de caveira
- Outras peças de couro preto (leggings, saias, calças)
- Jeans, quanto mais surrados, melhor
- Calça skinny preta e em outras cores escuras
- Leggings, inclusive com brilho
- Coletes
- Meias-calças escuras (principalmente a arrastão)
- Detalhes com tachas, fivelas, alfinetes e spikes
- Camisa xadrez

Confira também o post sobre o estilo grunge, é só clicar aqui.
Acessórios
Para compor o estilo, acessórios prateados ou de metal escuro, com tachas, spikes, caveiras e pedrarias escuras podem ser usados sem medo de exagerar.
Dessa forma, peças como braceletes, ear cuff, chokers e mix de várias pulseiras e anéis, podem ser usados em profusão.
Óculos escuros também sempre marcam presença, e para as mais ousadas, podem ser usados até mesmo de noite.
Bandanas amarradas na cabeça, no pulso ou no pescoço podem arrematar as produções.
Sapatos do estilo rocker
Nos pés vão os coturnos, as botas de todas as alturas, principalmente as cruissardes, as ankle boots, as sandálias pesadas, os tênis (All Star, especialmente) e os scarpins.

Penteados
O cabelo segue uma estética despretensiosa, com um ar bagunçadinho, também chamado de “podrinho”.
Assim, rabos de cavalo e coques altos, topetes, tranças e cabelos soltos com babyliss bem desfeito arrematam a produção.
Maquiagem e unhas
Olho esfumado com sombras em tons escuros, lápis preto carregado na linha d’água e por baixo dos cílios inferiores, batom em cores escuras ou bem vermelho para dar um charme.
Unhas, de preferência, pretas ou em outros tons escuros são marcas das mulheres roqueiras.

Assine a Newsletter do blog e receba por e-mail todas as atualizações e ofertas exclusivas. É grátis! Basta preencher os campos abaixo: |
Pontos forte e fraco de quem é fã do estilo
Mulheres que usam e abusam do estilo roqueira têm como ponto forte um visual repleto de personalidade. Só usam aquilo que realmente se identificam.
Por outro lado, o ponto fraco é geralmente ter só este estilo no guarda-roupa, o que pode atrapalhar em ambientes corporativos, pois pode passar uma ideia de imaturidade e de irresponsabilidade.
Como buscar o equilíbrio
Para contrabalançar, tornando o armário mais versátil, é necessário incorporar também peças do estilo clássico nos looks, se inspirando o estilo moderno. Veja aqui post sobre os 7 estilos universais.
Enfim, esse é o estilo rocker. Veja também os posts sobre: estilo navy, estilo sporty, estilo boho e estilo militar.
Siga o Almanaque da Mulher no Instagram. É @almanaquedamulher. Te espero também por lá.