Tipos de trajes femininos para festas e cerimônias

Quais os tipos de trajes femininos para festas e cerimônias? Esse é um dos posts mais pedidos através do direct do Instagram do blog. Se você ainda não segue é @almanaquedamulher. Então, sabe quando você recebe um convite que diz “traje social” ou “traje esporte fino”, por exemplo? O que vestir nesses casos? Confira tudo no post a seguir.



Tipos de trajes femininos

Tipos de trajes femininos.



Nada pior do que chegar a uma festa ou cerimônia com a roupa destoante das demais convidadas. Você já passou por isso?

Dá vontade de desaparecer ou de se esconder embaixo de alguma mesa. Daí você fica torcendo para chegar outra distraída ou desavisada como você. É ou não é?

Tipos de trajes femininos.
Kéfera com a roupa errada vira meme. Essa foto foi tirada no jantar beneficente em prol do Instituto Sabrina Sato. Kéfera estava de saia jeans desfiada, enquanto as demais convidadas estavam de traje esporte fino.



Pois bem, para evitar esse constrangimento recomendo sempre procurar a informação no próprio convite impresso, o chamado dress code (ou código de vestimenta).

Se não tiver recebido um, mas apenas um convite verbal, na dúvida, ligue para a anfitriã ou mande um “zap”, perguntando. Assim você terá a informação direto da pessoa certa e não correrá o risco de fazer feio.



O que vestir

Mas agora que você já sabe qual será o dress code do evento, o que vestir?

Existem 4 tipos de trajes. São eles:

  • Esporte
  • Esporte fino
  • Social
  • A rigor



Trajes esporte

Os trajes esportes geralmente são aqueles recomendados para almoços, aniversários, batizados, churrascos e exposições.

É o mais simples e informal de todos. Porém, isso não quer dizer “de qualquer jeito”.  Apesar do nome, a ideia não é sair de casa com a roupa que você usaria para praticar esportes. Assim, esqueça top e legging, por exemplo.

Ótimas opções de trajes esporte para os dias quentes são: vestidos leves em algodão, linho ou crepe, lisos ou com estampas floridas ou de poás (clique e veja post).

Tipos de trajes esporte.



Jeans (short, saia, calça) com camiseta e, para valorizar mais a produção, uma terceira peça, como um blazer ou, então, um colete alongado.

Tipos de trajes femininos.



Conjuntos de bermuda e blazer, calças estampadas e camisetas também fazem bonito.

Nos pés rasteirinhas, sandálias de salto bloco, sapatilhas, mocassins ou tênis mais urbano.

Tipos de traje feminino.

Já no inverno, vista terninhos esportivos, calças e saias em veludo, camurça ou malha mais grossa, acompanhados de suéteres ou casacos. Como calçados tênis, mocassins, oxfords ou botinhas sem salto.

Trajes femininos.
O que vestir tipos de trajes.

A bolsa pode ser grande, de lona, palha ou mesmo couro, mas sem muita estruturação.

Quanto a maquiagem, aposte em um visual leve e não carregue muito nas bijuterias. Se o programa for ao ar livre, contudo, você pode usar um chapéu, caso curta.



O que é traje esporte fino, passeio ou tenue de ville

Se um desses termos (traje esporte fino, passeio ou tenue de ville) vier escrito no convite, há a exigência de um pouco mais de formalidade do que no traje esporte. Para quem ficou curiosa, “tenue de ville” quer dizer apenas “roupa para a cidade”.

O traje esporte fino normalmente é usado em almoços, coquetéis, conferências, para ir ao teatro ou em vernissages (inauguração de uma exposição de arte).

Nesses casos, use pantalonas, terninhos ou calça de alfaiataria com blusa de cetim ou seda. Se estiver calor, o blazer pode ser substituído por um colete de alfaiataria.

Tipos de trajes femininos.



Traje esporte fino.

Outras opções são vestidos na altura dos joelhos ou mídi ou, então, um macacão.

Mas para acertar em cheio, prefira sempre os tecidos de boa qualidade, como sedas, microfibras, linhos, algodões e jérseis.

Tipos de trajes femininos.



Combine seu look, de preferência, com um salto (sandália ou scarpin). Se você não quiser usar salto, entretanto, uma sapatilha de couro com pedras pode ser uma opção.

Tipos de trajes.

Quanto a bolsa, escolha uma de tamanho pequeno ou no máximo médio.



Veja outros exemplos de trajes esporte fino baixo:

Se você optar por um terninho com bermuda de alfaiataria, por exemplo, acompanhe com um salto e uma bolsa mais durinha, para acrescentar formalidade a sua produção.

Um macacão é chique é fácil de vestir, pois trata-se de uma única peça.

Traje esporte fino.



O pretinho básico é sempre uma opção a prova de erro.

Tipos de trajes femininos.

Assine a Newsletter do blog e receba por e-mail todas as atualizações e ofertas exclusivas. É só preencher os campos abaixo:



Traje social ou passeio completo

Use traje social em eventos como jantares, óperas, casamentos, formaturas, premiações e concertos.

Traje Passeio Completo feminino.

O nome já indica formalidade. Então, opte por um terninho, um macacão ou um vestido longo, mídi ou curto de tecidos sofisticados como musseline, seda, tafetá, chiffon, renda ou crepe georgette. As peças podem ter bordados, pérolas e pedrarias.

Entre no grupo Vip de Achadinhos do Almanaque da Mulher e receba diariamente pelo WhatsApp promoções e cupons de desconto exclusivos. Clique aqui e faça parte.

Traje social plus size.

Traje social vestido curto.



Se optar por modelos com decotes e fendas, dê preferência aos discretos, sempre mais elegantes.

Tipos de trajes femininos.



Escolha uma bolsa pequena. Sapatos ou sandálias de salto (não precisam ser altíssimos). Joias e bijuterias de boa qualidade são bem-vindas. Invista nas pérolas, pois são atemporais.

Caso esteja frio, complete o look com xales, echarpes, blazer ou spencers sofisticados, inclusive de pelo fake.

Tipos de trajes femininos.

Tipos de trajes femininos.



Faça uma maquiagem e arrume o cabelo, pode ser feita apenas uma escova ou então um penteado.

Veja também:

Tipos de trajes a rigor, Black-tie ou Tenue de Soirée

Finalmente, os trajes a rigor. O evento que pede esse tipo de traje geralmente é um acontecimento! A famosa “noite de gala”, que pode ser um casamento glamoroso, um baile ou uma grande premiação.

Traje a rigor feminino.



Nesse caso os vestidos longos são as melhores opções. Aqui dá para investir nas fendas ou nos decotes. Transparências também têm seu charme nessas ocasiões.

Capriche nos tecidos: shantungs, georgettes, brocados, metalizados e tafetás de seda, por exemplo. Podem ter muitas pedrarias, pérolas e outras aplicações para garantir ainda mais glamour.

Nos pés saltos altos. E nas mãos clutchs ou bolsinhas de metal.

Os vestidos podem ter mais volume e presença, podendo ser até mais “teatrais”.

Traje a rigor feminino.

Caso seja uma noite fria, use echarpes, mantôs, estolas no tecido do vestido ou spencers bordados.

Tipos de trajes femininos.



Por fim, use joias ou semi-joias para complementar a produção. Maquiagens mais carregadas e cabelos elaborados em penteados ou um escova muito bem-feita são mandatórios.

Para ver mais looks para festas de gala clique aqui e confira o post: Vestidos de festa longo: 34 inspirações de Hollywood.

Bem, é isso por hoje! Espero que tenha ajudado.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: