Para que servem os antioxidantes

Alimentos com antioxidantes: previna doenças e o envelhecimento precoce

Compartilhe!

Se você quer se proteger de doenças e se manter jovem por mais tempo, então, consuma substâncias protetoras. Descubra, aqui nesse post, quais são os alimentos com antioxidantes para você incluir na sua alimentação diária. Veja também por que os suplementos com antioxidantes podem ser perigosos. E como proteger a pele do envelhecimento, de fora para dentro, com sugestões de cosméticos que protegem contra os radicais livres.



Antioxidantes e radicais livres

Antioxidantes são substâncias capazes de proteger as células do nosso corpo do estresse oxidativo causado pelo excesso de radicais livres. Putz! A definição não ajudou muito, não é?! Ok, então, vamos por partes!

Alimentos com antioxidantes.

Radicais livres são moléculas muito reativas produzidas durante as reações químicas que normalmente ocorrem no nosso organismo. Aparecem como resultado do funcionamento normal das nossas células, mas também podem ser provocados em grande quantidade por maus hábitos.



Assim, certas ações como fumar, consumir álcool, se alimentar mal aumentam a produção de radicais livres pelo corpo. Além disso, fazer exercício físico exaustivo, tomar sol em excesso, ficar estressada e se expor a poluição ambiental também faz nosso corpo produzir muitos radicais livres.

Ou seja, não temos como impedir a formação dos radicais livres, já que nosso corpo os produz normalmente. Mas dependendo dos nossos hábitos, podemos aumentar ainda mais a sua produção, comprometendo a nossa saúde e também a nossa beleza.



Reação em cadeia

E quanto mais envelhecemos, mais sofremos o processo de oxidação. Isso porque os radicais livres geram mais radicais livres. Ou seja, produzem reações em cadeia, que continuam até que sejam interrompidas pela ação dos antioxidantes.

Se a atividade oxidativa estiver alta no corpo e o nível de ingestão de antioxidantes baixo, há um risco maior de desenvolver doenças crônicas como câncer, doenças cardíacasAVC, Alzheimer, artrite reumatoide e catarata.

Além das doenças, o corpo pode envelhecer muito mais rápido que o normal. E ninguém quer nada disso, claro!!



A importância dos antioxidantes

Como não temos como impedir a produção de radicais livres pelo nosso corpo e nem sempre conseguimos evitar as situações que nos fazem produzir mais essas moléculas, devemos fazer uso dos antioxidantes.

Os antioxidantes atuam, portanto, como soldados no nosso corpo. Defendem nossas moléculas dos ataques provocados pelos radicais livres.

Para que servem os antioxidantes
Maçã sem e com suco de limão, rico em vitamina C, um antioxidante



Onde encontrar os antioxidantes

Os antioxidantes podem ser encontrados nos alimentos, nos suplementos alimentares e também nos cosméticosSão exemplos de antioxidantes:

  • Betacaroteno
  • Vitaminas C e E
  • Selênio
  • Coenzima Q10
  • Quercitina
  • Licopeno
  • Resveratrol, entre muitas outras substâncias.

Nos alimentos os antioxidantes são encontrados em boas concentrações nas frutas, verduras e legumes. Mas não vale consumir muito de apenas um tipo de alimento. É importante consumir alimentos os mais variados possíveis. Só assim você terá acesso aos benefícios de todos os antioxidantes.

É como se cada antioxidante funcionasse protegendo o organismo de um tipo de radical livre. Existem vários tipos de radicais livres diferentes, então, o corpo precisa de vários tipos de antioxidantes para se defender de forma mais específica.


Alimentos com antioxidantes

Alimentos com antioxidantes.

Abaixo coloquei uma tabela com informações sobre onde encontrar os antioxidantes nos alimentos:

AntioxidantesPrincipais fontes nos alimentos
Betacaroteno (pigmento laranja)Vegetais folhosos verde escuros e laranja escuros. Exemplos: cenoura, damasco, couve, espinafre, abóbora, manga, pêssego e brócolis
Vitamina EÓleos vegetais, semente de gergelim, amêndoas, soja, semente de girassol, nozes, avelã, castanha de caju, amendoim e noz-pecã
Vitamina CPimentão, brócolis, couve-de-bruxelas, couve-flor, morango, espinafre, repolho, frutas cítricas (laranja, tangerina, limão) e goiaba
SelênioCastanha-do-pará e óleos vegetais
GlutationaAbacate, aspargo, melancia, morango, pêssego fresco, quiabo, batata branca e tomate cru.
IndóisBrócolis, couve-de-bruxelas, repolho couve-flor, agrião, couve, mostarda, rabanete, nabo e chicória
Licopeno (carotenoide)Pigmento vermelho presente no tomate, na melancia, no pimentão vermelho e na pitanga
Quercetina (flavonoide)Cebola roxa, uva vermelha e vinho tinto
Ubiquinol (Coenzima Q10)Sardinha, cavalinha, amendoim, pistache, nozes, soja e gergelim
PolifenóisCacau e chocolate com pelo menos 70% de cacau
CurcuminaAçafrão da terra ou cúrcuma
ResveratrolPresente na casca da uva. Boa fonte é o suco de uva integral.
CatequinasPresentes no chá verde e chá branco preparados através da infusão da planta Camellia sinensis
Antocianinas (flavonoide)Presente no morango, açaí, casca da uva roxa, ameixa, jabuticaba, cereja, berinjela, repolho roxo, mirtilo e hibisco
Ácidos fenólicosAlecrim



Como consumir alimentos com antioxidantes

É importante ter uma dieta equilibrada e bem variada para que o corpo tenha acesso a todas as substâncias que ajudam o organismo a manter a quantidade dos radicais livres sob controle.

Uma forma prática de ter uma alimentação rica em antioxidantes é sempre montar seu prato com alimentos de várias cores. Cada cor está relacionada a um tipo de substância antioxidante. Alimentos cor de laranja, por exemplo, como a própria laranja, a abóbora e o mamão são ótimas fontes de betacaroteno.



Ao escolher frutas e vegetais, procure os mais coloridos. Pois, normalmente, quanto maior a intensidade da cor, mais antioxidantes eles têm. Assim, quanto mais escuro for o tom de laranja ou o verde da fruta ou vegetal, maior seu conteúdo de betacaroteno.

Nos vegetais verdes, a clorofila recobre e camufla a cor laranja, mas os alimentos verdes também costumam ser ricos em betacaroteno.

Alimentos com antioxidantes.
Busque uma alimentação colorida. Essa é a garantia de que não faltará antioxidantes na sua alimentação.

Além disso, as frutas e vegetais frescos, e até mesmo os congelados, possuem mais antioxidantes do que os processados, enlatados ou aquecidos. Portanto, não deixe de passar toda semana na feira, hortifrúti ou na seção do supermercado que vende esses produtos.

Se fazer compras semanalmente for difícil para você, compre em maior quantidade e congele. O congelamento é uma forma prática de ter sempre alimentos saudáveis a sua disposição.

Veja também o post Como congelar os alimentos de forma correta.



Antioxidantes nos suplementos

Você pode estar pensando agora: “se os antioxidantes agem contra os efeitos prejudicais dos radicais livres, então devo consumir o máximo possível deles. E como não gosto de frutas, verduras e legumes, então #partiufarmácia. Vou me encher de pílulas, certo?” Totalmente errado!!

Mesmo sendo componentes necessários para uma boa saúde, o excesso de antioxidantes também é prejudicial. Isso ocorre devido ao alto potencial de toxicidade e interação com medicamentos que essas substâncias possuem.

Os antioxidantes também podem agir como pró-oxidantes quando consumidos em níveis elevados. Mas isso é impossível de se atingir através da alimentação, só através do uso de suplementos. Portanto, não se arrisque.



Então, nunca tome suplementos sem o conhecimento de seu médico ou nutricionista. Pode ser perigoso para a sua saúde. Tem uma frase que resume bem: “a diferença entre um veneno e um remédio pode ser a dose”.

É sempre mais seguro, portanto, consumir os nutrientes via alimento do que via suplementos. Além disso, os alimentos fornecem uma gama variada de outros nutrientes que funcionam em sinergia com os antioxidantes e são necessários para fornecer o efeito protetor.

Cosméticos antioxidantes

Mas você também pode oferecer antioxidantes para sua pele de fora para dentro. Alguns cosméticos contém antioxidantes na sua composição. Dessa forma ajudam a tratar a pele, controlando a produção local de radicais livres, retardando o envelhecimento. Abaixo selecionei ótimos produtos:

Cosméticos com antioxidante.

  1. Sérum SkinCeuticals C E Ferulic (clique aqui), com alta concentração de vitamina C.
  2. Improve C30 Dermage (clique aqui) com vitamina C pura a 30%. Veja post completo com resenha aqui.
  3. Skinceuticals  Resveratrol B E Sérum (clique aqui). Contém resveratrol em concentração maximizada de 1% estável e puro e 1% de vitamina E pura (alfa-tocoferol).
  4. Sérum Esqualano e Phyto-retinol Biossance (clique aqui), poderoso sérum que previne e trata das rugas e aumenta a firmeza da pele.
  5. Dermage Sérum Antioxidante Noturno Improve Night Repair (clique aqui), com vitamina C, melatonina e retinol para estimular o rejuvenescimento da pele durante o sono.

Para mais posts sobre saúde, nutrição e beleza é só clicar nos links.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error:
Rolar para cima