Batatas esverdeadas ou brotadas são venenosas! Sério, muita gente não sabe disso. Então, aprenda aqui nesse post como escolher, preparar e armazenar as batatas. Tudo para proteger você e sua família dos glicoalcaloides, substâncias produzidas pelas plantas como forma de proteção. Esses glicoalcaloides são tóxicos para o organismo humano quando em altas concentrações.
Batatas esverdeadas ou brotadas são venenosas
As batatas esverdeadas ou brotadas apresentam altas concentrações de glicoalcaloides, que são tóxicos para o organismo humano.
A coloração verde em batatas indica um elevado nível de clorofila. Como a clorofila e os glicoalcaloides são produzidos quase simultaneamente nas batatas, então, a coloração verde também significa uma alta concentração desses compostos.
O que são os glicoalcaloides
Glicoalcaloides são compostos naturalmente presentes na batata. Estão envolvidos nos mecanismos de defesa do vegetal. Os principais são a solanina e a chaconina.
Mas a presença dos glicoalcaloides em vegetais maduros e íntegros é bem pequena e não oferece risco.
Porém, quando em grandes quantidades, podem ser tóxicos. E as quantidades de glicocorticoides aumentam muito devido a condições desfavoráveis de armazenamento.
E, também naturalmente, com a idade do vegetal. Além disso, concentrações mais elevadas são encontradas perto da casca dos tubérculos e em seus brotos.
A maior concentração de glicoalcaloides pode ser percebida no alimento através do sabor amargo e da sensação de ardência na garganta.

Ação dos glicoalcaloides no organismo
Os glicoalcaloides parecem ter duas ações tóxicas no organismo humano: uma no Sistema Nervoso Central (SNC) e a outra no trato gastrointestinal. Os sintomas podem aparecer após 8 a 12 horas.
No SNC agem sobre uma enzima, causando vários sintomas neurológicos. São exemplos dores de cabeça, apatia, tonturas, sonolência ou agitação, confusão mental, alucinações, tremores e distúrbios visuais.
Já no trato gastrointestinal causam a ruptura das membranas celulares. Isso leva a sintomas como dores abdominais, náuseas, vômitos e diarreia.
Batatas esverdeadas: como se proteger
Atenção na compra
Para evitar a intoxicação pelos glicoalcaloides e necessário ter cuidados na hora da compra.
Por isso, tenha atenção durante a escolha das batatas e não compre aquelas que estiverem murchas, esverdeadas ou brotadas. Clique aqui e veja post com várias dicas de como escolher

Batatas esverdeadas ou brotadas: cuidados no armazenamento
Além da atenção na hora da compra, tome cuidados durante o armazenamento das batatas. Tudo para não aumentar a produção dos glicoalcaloides pelo próprio tubérculo.
Como elas se desenvolvem embaixo da terra, não gostam de locais muito iluminados. Assim, não armazene as batatas em lugar em que fiquem expostas ao sol ou a luz.
Ou seja, armazene-as em local escuro, seco e fresco, mas não frio demais. Portanto, na temperatura da geladeira, elas também tendem a fabricar mais glicoalcaoides.
Além disso, sob refrigeração as batatas também convertem parte de seu amido em açúcar. Isso produz um dulçor peculiar e faz com que as batatas fiquem marrons ao serem fritas.

Cuidados no preparo
Mas como as concentrações de glicoalcaloides são bem maiores perto da casca, o simples descascamento já reduz muito o risco.
Contudo, essas substâncias não são destruídas por nenhum processo culinário térmico. Assim, não adianta cozinhar ou fritar, por exemplo.
Portanto, tenha cuidados mesmo na hora da compra e durante a armazenagem desses tubérculos.
Enfim, espero que tenha sido útil e esclarecedor. Mas qualquer dúvida, estou a disposição.
Leia também os posts: |
Siga o Almanaque da Mulher no Instagram.
Se cozinhar as batatas com cascas e não estiverem verdes… existe alguma problema?
Oi, Silvia! Não tem problema nenhum, pode cozinhar as batatas com casca e até comê-las se desejar.
Olá estou grávida de 7 meses e acabei de comer uma batata doce que estava com gosto amargo eu não consegui comer tudo mais fui pra Net pesquisar e vi isso agora estou com medo de fazer mal pro meu bebê estou com diarréia me ajude devo procurar um médico?
Oi, Sandra! Se você não estivesse grávida diria para você não se preocupar, pois o maior risco nesse caso é com o consumo da batata esverdeada a médio e a longo prazos. Contudo, estando grávida, se você continuar com diarreia, recomendo que procure sim um médico. Pode ser também que esse sintoma não tenha a ver diretamente com o fato da batata estar esverdeada, mas sim com alguma contaminação bacteriana que ocorreu no alimento. Você cozinhou a batata e comeu imediatamente? Estava guardada na geladeira? Se sim, há quanto tempo?
qual providencia tomar quando se ingere um pure de batatas que amarga e arde na garganta? o que fazer depois de ingerir, qual medicamento tomar
Oi, Regina! A primeira providência é sempre interromper o consumo de qualquer alimento que você achar que está alterado, pois o mal que pode causar depende também da quantidade ingerida. No caso do pure de batatas este pode apresentar um sabor amargo por ter sido feito com batatas esverdeadas ou também por ter sido feito com manteiga rançosa. Pode também ter sido contaminado com alguma substância qualquer. No caso de ter sido feito com batata esverdeada ou mesmo da manteiga rançosa não há uma providência específica a ser tomada, como o uso de um medicamento, por exemplo. O risco é maior caso o consumo seja frequente e em quantidade maior. Mas, de qualquer forma, fique atenta a sintomas de mal-estar geral e problemas gastrointestinais como dor de estômago, diarreia e vômitos. Nesse caso, procure um serviço de saúde para tratamento dos sintomas e para evitar problemas mais graves como a desidratação.
Comi uma batata com um gosto um pouco amargo agora pouco, dai vim pesquisar, e ela estava com uma parte verde mesmo! Agora só esperar passar as alucinações, tremores e distúrbios visuais! Batata psicodélica kkkkkkkk brincadeira, deve ter que ser em altas quantidades… Quanto as batata com brotos, sempre vejo, e isso não é comum no conhecimento popular, né!? Valeu pelo aprendizado!!
Olá, Pedro! É verdade, não se fala muito no assunto. Acho também que é porque pouca gente tem cozinhado em casa. Fico feliz por ter ajudado. Volte sempre!
Nossa, que ótimo esclarecimento!!! Muito obrigada por essa informação! Beijos
Por nada! Beijos!!
Adorei esta dica!! Bjss
Que bom que você gostou, Ka! Beijos!
Boa Dica.
Que bom que foi útil para você. Beijos!