Já ouvi muita gente dizer que não usa panela de pressão para cozinhar, pois tem medo de explosão. Sim, esse risco existe, porém só se você não tomar alguns cuidados simples durante o uso. Mas você sabia que com esse equipamento dá para cozinhar os alimentos até 4 vezes mais rápido do que com uma panela comum? E hoje, com a vida corrida que todos nós levamos, isso é uma ajuda e tanto! É ou não é? Fora que menos tempo de cozimento significa, também, economia de gás ou energia. Veja, então, no post a seguir tudo sobre como usar panela de pressão.
Como funciona a panela de pressão
Mas como a panela de pressão consegue cozinhar os alimentos tão mais rápido que as outras panelas?
Bem, para entendermos isso temos que voltar um pouco no tempo, para as nossas aulas de Ciências na escola. A água ferve a aproximadamente 100º C, em certas condições de altitude e pressão atmosférica. Então, é por isso que não vale a pena aumentar mais o fogo se água já estiver fervendo em uma panela comum. Isso porque a temperatura da água não vai passar da temperatura de ebulição e você só vai gastar mais gás.
Já com a panela de pressão é diferente, como ela fechada é totalmente vedada, o vapor não tem por onde escapar, então vai se acumulando dentro da panela. Com isso, a pressão dentro dela aumenta e fica maior do que a pressão atmosférica, chegando a ser o dobro ao nível do mar.
Maior pressão, maior temperatura
Esse aumento na pressão eleva a temperatura de ebulição e a água passa a ferver a cerca de 120º C, fazendo, assim, com que os alimentos cozinhem mais rapidamente. Não é sensacional? Por isso, a panela de pressão é um dos itens do post que eu fiz sobre os utensílios indispensáveis na cozinha que você pode ver aqui.
Mas para que a pressão dentro da panela de pressão não aumente demais até o ponto de ela explodir, existe uma válvula ou pino que regula o escape da pressão. Dessa forma é essa válvula, que fica no centro da tampa da panela, que controla a pressão no interior do utensílio.
Quando a pressão dentro da panela atinge certo limite, o vapor d’água consegue empurrar a válvula para cima, permitindo dessa maneira, a saída do excesso de vapor.
Assim, o barulhinho que ouvimos quando estamos cozimento com a panela de pressão é o ar quente escapando através da válvula, para manter a pressão controlada. E, é normalmente dessa fumacinha do vapor d’água que as pessoas têm medo. Quando na verdade, as pessoas deveriam se preocupar quando a panela de pressão para de soltar fumaça.
Portanto, se a panela estiver soltando vapor pela válvula, está tudo certo. Então, para sua segurança, não mexa na válvula, deixe-a trabalhar sozinha.
Como um mecanismo a mais de segurança, entretanto, as panelas de pressão ainda têm outra válvula, a chamada válvula de segurança. Essa se desloca caso a pressão aumente demais no interior da panela e não esteja sendo liberada pelo pino ou válvula central, evitando a explosão.
Como usar a panela de pressão
Agora que você já sabe como funciona a panela de pressão, vou te falar como se cozinha com ela. Vamos lá, a primeira coisa que você deve saber é que nunca se deve encher a panela de pressão acima de um determinado ponto.
Divida mentalmente a panela em 3 partes. Você só pode ocupar com alimentos e água, no máximo, 2/3 da panela. Ou seja, 1/3 deve ficar livre para que seja ocupado pelo vapor d’água durante o cozimento. Algumas panelas trazem esse limite marcado no seu interior.
Portanto, se você passar dos 2/3, aí sim há risco de explosão. Isso porque a água ao entrar em ebulição juntamente com partículas do alimento, pode acabar obstruindo as válvulas da panela, impedindo assim, que elas trabalhem para manter a pressão em um nível seguro e controlado.
Com os alimentos na panela, feche a tampa e, em seguida, coloque a panela no fogo alto até o momento em que a válvula controladora de pressão comece a trabalhar.
Logo após, diminua a chama do seu fogão para a mínima possível e comece a contar o tempo de cozimento.
Anel de vedação
O anel ou borracha (ou silicone) de vedação serve para vedar totalmente o fechamento da panela, para que não escape a pressão entre o encaixe da tampa e o corpo da panela.
O anel de vedação deve estar corretamente posicionado na concavidade da borda da tampa, permitindo, assim, o início da pressão.
É recomendável substituir o anel de vedação a cada ano de uso, ou se o mesmo estiver ressecado ou danificado.
Como funciona o dispositivo de segurança
Caso ocorra o entupimento da válvula controladora de pressão, o dispositivo de segurança será ejetado para fora ou elevado para aliviar a pressão interna. Nesse caso, desligue a fonte de calor e deixe a panela esfriar.
Efetue, posteriormente, a limpeza do pino central e recoloque a válvula de segurança na posição original. Caso ocorra fuga de pressão é recomendável a troca da válvula de segurança por outra original da marca da sua panela.
Se o silicone do dispositivo de segurança estiver ressecado ou o pino quebrado, providencie a substituição imediatamente.
Importante: a saída de gotículas de água no início do cozimento pela válvula de segurança é normal.
Como abrir panela de pressão
Você só deve abrir a panela quando toda pressão já tiver saído. E isso acontece de duas formas, ou você desliga o fogo e deixa a pressão escapar sozinha pela válvula, enquanto a panela esfria, e isso leva em torno de 5 minutos. Ou, então, você pode encaixar um garfo ou colher por baixo da válvula até levanta-la, deixando que toda a pressão saia da panela.
Esses 5 minutinhos a mais podem fazer diferença na maciez do alimento que você está cozinhando. É recomendável contar com eles. Aproveite o tempo de espera para arrumar a mesa, lavar a louça e organizar sua cozinha. Passa bem rapidinho dessa forma.
Você pode ainda levar a panela até a pia e deixar a água fria cair sobre a tampa apressando o seu resfriamento. Mas esse processo não é recomendável, pois produz um choque térmico na borracha de vedação, reduzindo o tempo de vida útil da mesma.
Na verdade, é muito difícil conseguir abrir a tampa enquanto a panela está ainda com pressão, mas caso você consiga, você pode se queimar com o vapor d’água, por isso, deixe sempre a panela esfriar primeiro.
Portanto, se na tentativa de abrir a panela os cabos apresentarem resistência, isso significa que ainda existe pressão interna na panela. Nesse caso, não force os cabos e alças.
Como lavar a tampa da panela de pressão
Você já cozinhou seu alimento na panela de pressão e chegou a hora de lavá-la.
Primeiramente, você deve soltar o peso do pino central da panela para lavar bem, desentupindo completamente todos os orifícios, tanto o da válvula quanto os do peso da panela de pressão.
Olhe através do pino central para confirmar que ele está completamente desobstruído.
Você consegue soltar a válvula virando a tampa da panela com o peso voltado para baixo e desenroscando-o do pino central. Use um arame ou mesmo um palito de dente para passar pelos orifícios para garantir que todos estejam liberados.
Solte também a borracha de vedação da panela que fica presa na tampa para retirar qualquer vestígio de alimento. Coloque para secar e depois remonte para que esteja pronta para um próximo uso.


Importante: a tampa da panela de pressão nunca deve ser levada na máquina de lavar louças.
Média de tempos para cozimento
Você poderá adaptar os tempos de cozimento sugeridos abaixo ao seu gosto e ao tipo de ingrediente utilizado.
O tempo de cozimento é contato a partir do momento em que a válvula de trabalho da panela de pressão entrar em funcionamento.
Alimento | Tempo de cocção |
Batata | 15 minutos |
Feijão (após remolho*) | 25 minutos |
Cenoura | 5 minutos |
Sopa de legumes | 10 minutos |
Frango | 20 minutos |
Peixe | 5 minutos |
Carne | 30 minutos |
Carne de porco | 20 minutos |
Sopa com carne | 40 minutos |
Lentilha | 20 minutos |
Aipim ou mandioca | 23 minutos |
Milho verde | 8 minutos |
Beterraba | 25 minutos |
*Tempo de cozimento do feijão após remolho (veja post).
Onde comprar:
Pela internet você encontra panelas de pressão para comprar AQUI, AQUI e AQUI, por exemplo. Já comprei vários produtos nessas lojas e gostei.
Você encontra tanto modelos que a tampa acopla por dentro, como por fora. As panelas com tampas que encaixam por fora são as mais modernas, contudo, também são as mais caras.
Há também modelos de panelas de pressão que são elétricos, confira clicando aqui e aqui.
Outras dicas para cozinhar com panela de pressão:
- Nunca use a panela de pressão sem líquido em seu interior. Tal procedimento acarretará danos irreparáveis à panela, além de provocar riscos de acidentes.
- Não coloque sua panela de pressão dentro de um forno aquecido ou no micro-ondas.
- Antes de usar sua panela pela primeira vez, leia o manual de instruções que acompanha o produto.
- A qualquer sinal de escape de vapor pela borracha, troque-a. Procure pela borracha própria para sua marca de panela.
- O posicionamento do cabo da panela também é um item de segurança que pode prevenir muitos acidentes. Ele deve estar sempre voltado para o interior do fogão, e nunca para fora. Isso evita que a panela seja derrubada por um esbarrão.
- Os fabricantes recomendam que você leve sua panela uma vez por ano para fazer uma revisão dos seus componentes.