fbpx
Características nutricionais da água de coco

Propriedades nutricionais da água de coco

A água de coco é uma bebida natural, pouco calórica, com sabor agradável doce e levemente adstringente. Conhecida mundialmente e muito apreciada em todo o Brasil, principalmente no litoral. Neste post, falo sobre as propriedades nutricionais desse alimento como a composição, o valor calórico e os benefícios para a saúde. Além disso, apresento os métodos de conservação mais utilizados na industrialização.

Propriedades nutricionais da água de coco



Composição do alimento

A água de coco é o líquido do endosperma encontrado dentro da cavidade do fruto. Corresponde a 25% do peso do fruto, e sua composição básica é de 95,5% de água, 4% de carboidratos (frutose, glicose e sacarose) e 0,1% de gordura.

Apresenta muitos minerais como potássio, magnésio, cloro, cálcio, fósforo, ferro, selênio, manganês, cobre, zinco, além de aminoácidos, proteínas e vitaminas do complexo B.

De acordo com a literatura, a água de coco com seis meses de maturação, pode ser considerada como boa fonte de vitamina C. As quantidades dos nutrientes variam de acordo como a variedade da palmeira, o grau de maturação e a natureza do solo no qual o fruto cresceu.

O coco marrom é a mesma fruta que o coco verde, só que mais maduro.  Mas a água do coco verde apresenta-se em maior quantidade, além de ser mais doce. 

Valor calórico

Embora seja uma bebida nutritiva, não dá para substituir a água por ela. Afinal, a água de coco possui valor calórico, cerca de 20 kcal por 100 ml. Como um coco contém em média 400 ml de água, a água de um coco fornece cerca de 80 kcal.

Benefícios da água de coco para a saúde

Como é fonte de sais minerais e tem baixo teor de açúcar, sódio e gordura, é uma ótima alternativa de hidratação, principalmente após a atividade física.

É também um repositor de sais minerais com aplicações terapêuticas em casos de problemas gastrointestinais.



Métodos de conservação

Segundo a Instrução Normativa n.º39, de 29 de Maio de 2002, que aprova o regulamento técnico para fixação do padrão de identidade e qualidade da água de coco, esta pode ser comercializada na forma in natura, congelada, resfriada, esterilizada, concentrada e desidratada.

Os métodos de processamento empregados visam, essencialmente, inibir a ação enzimática e garantir a condição microbiológica após a abertura do fruto, mantendo o quanto possível suas características sensoriais originais (sabor, odor e cor).

Apesar dessas enzimas presentes no líquido apresentarem finalidades específicas e vitais para o fruto in vivo, acarretam alterações indesejáveis, como o desenvolvimento de cor rósea.

A água de coco é estéril dentro do seu invólucro natural, mas por possuir uma composição rica em nutrientes e ser de fácil assimilação, propicia um rápido desenvolvimento microbiano após a abertura do fruto, acarretando problemas de conservação.

Em contato com o ambiente e equipamentos, sem práticas higiênico-sanitárias corretas, pode ser contaminada por micro-organismos patogênicos, causando danos à saúde do consumidor. Por isso, não recomendo a compra da água engarrafada por ambulantes. Procure ingerir a água direto do coco, ou então, dê preferência as industrializadas, mais seguras do ponto de vista higiênico-sanitário.

água de cocoOs métodos de conservação que podem ser empregados para a conservação da água de coco industrializada são:

  • tratamento térmico com médias e altas temperaturas
  • adição de aditivos químicos pertencentes a categoria dos conservadores
  • refrigeração ou congelamento

O tratamento térmico acarreta perdas de nutrientes, principalmente das vitaminas e alteração do sabor. E a ingestão do produto contendo conservantes é, muitas vezes, desnecessária. Sempre leia o rótulo para saber o que você está comprando.

Diferentes tecnologias de conservação como irradiação e microfiltração e ultrafiltração por membranas vêm sendo estudadas a fim de inibirem a ação enzimática, garantirem a estabilidade microbiológica da água de coco após a abertura do fruto, além de manterem o máximo possível suas características sensoriais e nutricionais. Mas alguns desses métodos têm se mostrado inviáveis economicamente.

Para manter a padronização do sabor das águas de coco industrializadas, é permitida a adição de açúcares em quantidades limitadas pela legislação. A quantidade de açúcares que pode ser adicionada não pode ser superior a 2 gramas por cada 100 ml do produto. Também podem ser adicionadas vitaminas.



Água de coco in natura x industrializada

Embora os teores de nutrientes no produto industrializado sejam similares ao da água do coco natural, eu sempre prefiro beber direto da fruta, quando possível. Pois, assim, garanto minha hidratação sem o consumo de aditivos alimentares e sem nenhuma perda nutricional ou risco de doenças por contaminação. Além disso, prefiro o sabor da água de coco saída direto do fruto.

 

Para mais dicas de nutrição, clique aqui.

Siga o Almanaque da Mulher no Facebook e no Instagram.



1 comentário em “Propriedades nutricionais da água de coco”

  1. Pingback: Como escolher as melhores frutas para comprar: dicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *