Ah, os perfumes das nossas vidas! O cheiro da pessoa amada, o aroma da comida da mãe, o perfume de uma flor, o cheiro de um lugar especial. Basta sentir um aroma familiar para que a cena do passado venha na nossa memória com uma incrível riqueza de detalhes, não é?! Isso é a nossa memória olfativa. Fenômeno que acontece porque o olfato está diretamente conectado aos mecanismos fisiológicos que comandam nossas emoções. Por isso, escolher o perfume certo é tão importante para nos tornarmos marcantes para as outras pessoas. Confira tudo no Guia de Perfume a seguir.
Guia de perfume
Quando sentimos um aroma, a informação passa pelas narinas e é processada no sistema límbico, parte do cérebro responsável pela nossa memória, sentimentos, reações instintivas e reflexos.
Então, o que fazer para marcar presença positiva e agradável na memória olfativa das pessoas? A resposta é: estar sempre cheirosa! Mas sem exageros, claro!
Neste guia de perfume você vai conhecer os tipos mais comuns, aqueles considerados clássicos e as fragrâncias mais vendidas em todo o mundo.
Veja também onde aplicar para obter maior projeção e durabilidade.
Seu cheiro será único
Eu não sei você, mas eu não sou o tipo de pessoa que usa sempre o mesmo perfume. Acho muito charmoso quem consegue.
Eu, na verdade, escolho um perfume para usar de acordo com o meu estado de espírito do dia, temperatura ambiente, horário e atividade que vou fazer.
Acho brega, por exemplo, fazer ginástica com um perfume muito forte, como um eau de parfum. Afinal ninguém deve ser obrigado a ficar sentindo seu perfume, por melhor que ele seja.
Conforme você vai suando, vai exalando mais e mais o cheiro e isso acaba incomodando muito quem está por perto (#ficaadica).
Outra coisa, não adianta tentar copiar o perfume de alguém. É comum o mesmo perfume apresentar cheiros distintos quando aplicado em pessoas diferentes.
Isso porque os odores corporais são únicos, sendo resultado de nossas características biológicas e hábitos.
A temperatura da pele também interfere diretamente no cheiro que a pessoa exala. Quanto mais quente, portanto, mais o perfume se vaporiza e se espalha pelo ambiente.
Guia de perfume: Tipos mais comuns
Quando vamos comprar um perfume novo é comum ficarmos na dúvida quanto as nomenclaturas usadas para descrever os tipos mais comuns. Estes recebem denominações que diferem em relação a concentração das essências.
Portanto, quanto maior a concentração, maior é a durabilidade do perfume e, em geral, maior o preço também. Assim, os tipos de perfumes mais comuns são:
Extrato de perfume
O primeiro deles é o extrato de perfume. É o mais forte de todos. Tem até 40% de essência e a sua duração é de 24 horas.
Eau de parfum
Depois vem o chamado eau de parfum. Esse tem em sua composição de 10% a 20% de concentração de essências. A sua fixação chega a 12 horas, para isso basta aplicar algumas gotas em lugares estratégicos.
Mas por apresentar um cheiro bem ativo, prefira usar apenas para sair a noite. Também é mais confortável usar o eau de parfum em dias mais frios.
Eau de toilette
Já o eau de toilette tem fragrância mais discreta. Sua concentração de essência varia entre 6% e 12%, mas a fixação não passa de 8 horas.
Eau de cologne
E, por último, o eau de cologne (ou água de colônia). Nesse tipo a concentração de essência fica entre 5% e 8% e seu poder de fixação não dura mais do que 6 horas.
Onde aplicar os perfumes
Algumas partes do nosso corpo, por terem maior fluxo sanguíneo superficial, são mais quentes e por isso perfeitas para se aplicar os perfumes. O calor ajuda na propagação das fragrâncias.
Assim, procure passar seus perfumes em regiões como a nuca, atrás das orelhas, nas dobras dos cotovelos e atrás dos joelhos. Você vai parecer que está perfumada por inteiro.
Mas não esfregue o perfume no local da aplicação. Isso altera o cheiro do produto.
Guia de perfume: clássicos da perfumaria mundial
Agora veja quais são os perfumes que são considerados clássicos, pois ainda hoje fazem sucesso. Eles tiveram a fórmula e/ou o frasco atualizados:
Água de Colônia 4711
Vou começar a partir de um perfume que surgiu há alguns séculos. Mais precisamente, em 1792 surgiu a primeira Água de Colônia na cidade de Colônia na Alemanha.
Ela foi batizada com o nome 4711, número do endereço onde a água de colônia foi criada. A loja existe até hoje, mas é possível encontrar essa colônia a venda aqui no Brasil também. Para conferir na Sephora clique aqui.
A Água de colônia 4711 apresenta um perfume cítrico refrescante, com notas de bergamota, limão, lavanda e néroli. E é unissex.

Guia de perfume: Chanel número 5
Coco Chanel marcou a década de 1920 com o lançamento do perfume Chanel 5. Segundo sua criadora “um perfume de mulher com cheiro de mulher”.
É um dos mais conhecidos e que se tornou must have depois que Marilyn Monroe declarou dormir nua, usando apenas gotas dele. Este é o percursor da chamada família floral aldeídica.
O aldeído é um ingrediente sintético que realça ainda mais os cheiros dos ingredientes naturais e foi usado a primeira vez no Chanel Nº 5. Já tive e amei, cheiro de rica! kkkkkkkk

Shalimar da Guerlain
O perfumista que assina esta fragrância é Jacques Guerlain. O Shalimar foi o primeiro perfume a utilizar etil-vanilina, molécula química artificial, que imita a baunilha com uma intensidade exagerada.
Hoje está a venda a reinterpretação moderna do mítico Shalimar na versão denominada Souffle. É um eau de parfum que contém notas de citrinos, jasmim, almíscares brancos e baunilha. Delicioso! Clique aqui e confira na Sephora.

Mais clássicos da perfumaria mundial
Miss Dior
O Miss Dior foi lançado depois da guerra, em 1947. Contém notas cítricas de mandarina da Sicília, de laranja-de-sangue e bergamota, de jasmim, de rosa damascena, de patchouli, de vetiver e de sândalo. Segundo a Dior “tem a eterna sofisticação da mulher Parisiense“. Clique aqui e confira na Sephora.

L’Air du Temps da Nina Ricci
Desenvolvido por Robert Ricci em 1948 para traduzir o sentimento de renascimento da paz no pós guerra. É um floral com notas de cravo, rosa, jasmim, gardênia, íris e sândalo. Clique aqui e veja na Beleza na Web.

Opium de YSL
A tendência oriental na perfumaria foi imortalizada em 1977 com o lançamento do perfume Opium por YSL.
Perfume rico em especiarias, com notas de bergamota, ameixa, coentro, cravo-da-índia, jasmim, baunilha, madeira de cedro e sândalo.

Anais Anais da Cacharel
O Anais Anais é um perfume floral que foi lançado em 1978. Contém notas de flor de laranjeira, lavanda, madressilva, jacinto, limão siciliano, bergamota, cassis, lírio branco, sândalo, patchouli e cedro.
Foi sucesso nos anos de 1980. Já usei muito! Tem um cheiro bem gostoso, muito feminino. Clique aqui e veja na Opaque.

Poison da Dior
O famoso Poison foi lançado em 1985. É um perfume frutal, com notas de coentro, erva-doce, flor de laranjeira, framboesa e groselha. Clique aqui e veja na Sephora.

Angel de Thierry Mughler
Criado em 1992, é um perfume bem adocicado e marcante. Tem cheiro de caramelo e chocolate. Apresenta ainda notas de patchouli e baunilha.
O frasco é lindo, tem a forma de uma estrela. Eu tenho, comprei na Sephora (clique aqui). Mas só consigo usar a noite e em dias mais frios, pois comprei a versão eau de parfum.

CK One de Calvin Klein
Perfume fresco e agradável para ser usado a qualquer hora. É unissex. Foi lançado em 1994. Tem notas cítricas e especiarias sobre um fundo de musk. Tenho e amo! Quando estou sem inspiração para o perfume vou de CK One. Comprei o meu na Sephora (clique aqui).

Perfumes atuais mais vendidos
A seguir apresento os perfumes mais desejados do momento.
Guia de perfume: Chance da Chanel
Perfume floral no qual se entrelaçam a aroeira-salsa, o jasmim e o patchouli ambreado.

J’adore da Dior
Contém Ylang-Ylang das Ilhas Comores e essência de Rosa Damascena, unidas ao Jasmim Sambac. A embalagem simboliza um colar de fios de ouro. Tenho, comprei na Sephora (clique aqui) e acho maravilhoso!

Guia de perfume: Light Blue Dolce & Gabbana
Com aroma floral e frutal, combina cedro siciliano, folhas de maçã verde, bambu, jasmim, rosa branca, madeiras cítricas, âmbar e almíscar. Clique aqui e veja na Opaque.

La Vie Est Belle da Lancôme
Perfume com 63 ingredientes. Mistura as famílias olfativas floral, frutal e gustativa. Resultante da mistura de ramos de jasmim, rosas, gardênias e outras flores com notas de frutas mais suaves, doces e frescas. Tem na Opaque (clique aqui).

Fiz uma resenha no novo La Vie Est Belle Soleil Cristal, para ver é só clicar no link.
Guia de perfume: 212 Sexy Carolina Herrera
Finalmente, o perfume 212 Sexy Feminino da Carolina Herrera. É uma fragrância extremamente feminina e sedutora, que transmite uma aura mais misteriosa de sensualidade.
É ideal para mulheres que esbanjam sensualidade e sofisticação. Contém pimenta rosa, mandarim e bergamota, com fundo de sândalo, baunilha e musk branco. Eu tenho e amo! Comprei o meu na Sephora (clique aqui).

Calvin Klein Eternity feminino
Com notas de topo de bergamota, tangerina e lírio branco. Dá a mulher aquela elegância atemporal e clássica. Clique aqui e veja na Sephora.

Aprenda mais sobre perfumes no post que eu fiz sobre famílias olfativas (o link está aqui).
Curtiu esse guia de perfume? E você tem algum desses perfumes? Qual seu preferido?
Assine a Newsletter do blog e receba por e-mail todas as atualizações e promoções. Para isso é só preencher o formulário abaixo:
Muito bom o conteúdo do seu blog e eu adoro perfumes de marca, vou vir aqui mais vezes:))
Que bom que você gostou, Bruna! Fico muito feliz! :-) Um abraço!
O Chance verde é o meu preferido da atualidade. Mas vou One sempre. Adorei Marcinha!
Que bom que você gostou Tetê! Tenho adorado o J’adore também. Mas o CK One é meu preferido. Acho fresco e suave.