Unhas

Por que o esmalte faz bolhas? 7 dúvidas sobre esmaltes

Você sabe por que o esmalte faz bolhas? E como fazer para disfarça-las? Qual a razão para o seu esmalte descascar tão rápido? E por que suas unhas as vezes ficam amareladas quando você retira os esmaltes? Não! Então, continue por aqui que eu te explico tudinho! Confira neste post 7 dúvidas sobre esmaltes de unhas.



Dúvidas sobre esmaltes

1. Por que o esmalte faz bolhas às vezes?

As bolhinhas se formam nos esmaltes durante o processo de secagem, em função da força que o solvente contido no produto precisa fazer para se desprender das camadas aplicadas.

Assim, quanto mais quente está o ambiente em que você está pintando as unhas, maior a probabilidade de se formarem as bolhas.

Isso porque em temperaturas ambientais mais elevadas, os esmaltes tendem a secar mais rapidamente na superfície, do que na parte que fica mais em contato com as unhas.

Como resultado, o solvente dissolvido no esmalte tem mais dificuldade de evaporar através dessa superfície que já está seca, formando as bolhas.

Pelo mesmo motivo as bolhinhas tendem a se formar também quando o esmalte está muito grosso ou quando são aplicadas muitas camadas, sem dar um intervalo entre elas.



7 dicas sobre esmaltes de unha

Para evitar o problema, procure sempre pintar suas unhas em um lugar mais fresco possível.

Mas o que fazer, então, para disfarçar as bolhas já formadas?

A resposta é simples: aplique uma camada de extrabrilho sobre o esmalte. Eu adoro esse da Risqué (clique aqui). Esse produto irá deixar suas unhas lisinhas de novo.



2. O que aconteceu para o esmalte descascar logo no dia seguinte da pintura?

O esmalte pode descascar rápido se as unhas tiverem sido pintadas ainda úmidas.

É preciso então secá-las uma a uma, cuidadosamente, antes de começar a aplicação da base. Para isso, use uma toalha felpuda para absorver toda a água utilizada para amolecer as cutículas.

Depois da base, aí sim, aplique o esmalte.

Assine a Newsletter do blog e receba por e-mail todas as atualizações e ofertas exclusivas. É só preencher os campos abaixo:

3. O que fazer para que o esmalte dure mais nas unhas?

Para que a durabilidade do esmalte seja maior, além de aplicar a base somente nas unhas bem secas, é necessário retirar qualquer resíduo de creme das unhas, principalmente daqueles a base de silicone.

O creme forma uma barreira entre as unhas e a base que será aplicada, atrapalhando a fixação da mesma e, consequentemente, do esmalte também.

Sete dúvidas sobre esmaltes
A melhor forma de evitar esse problema, então, é passando acetona ou removedor de esmalte antes da esmaltação. Eu prefiro o removedor de esmalte pois este não resseca demais as unhas. O meu preferido é o da Farmax (clique aqui e confira).

Isso irá garantir que não sobrará nenhum vestígio de creme nas unhas. Aguarde até que a acetona evapore e aplique a base. Só depois passe o esmalte.

E retirar o excesso de esmalte das pontinhas das unhas, como na imagem abaixo, também aumenta a duração do esmalte. Essa é uma técnica muito comum utilizada pelas manicures no Rio de Janeiro.

O que fazer para o esmalte durar mais nas unhas?

Não deixe de conferir também os posts:



4. Por que eles endurecem?

Os esmaltes endurecem quando são guardados em lugares quentes ou quando permanecem abertos por muito tempo.

Esmalte de unha também tem prazo de validade, assim como maquiagem (clique aqui e veja post), mas muita gente desconhece isso. Então, esmalte vencido também pode ser uma das causas.



5. Há algo que se possa fazer quando um esmalte fica duro?

Sim, ainda bem! Para recuperar o esmalte é só colocar três gotinhas de óleo de banana (clique aqui) no vidrinho e misturar bem.

Se o esmalte ainda estiver grosso, adicione mais duas a três gotinhas do óleo e misture.

Assim que o esmalte voltar a ter a consistência desejada, misture mais duas gotinhas de extrabrilho (clique aqui) e mexa bem de novo.

Ah, e sempre limpe a “boca” do vidrinho do esmalte para que a tampa se adapte bem e vede o vidro. Isso evita que o esmalte vá secando devido a embalagem estar mal fechada.

6. Por que alguns esmaltes ficam com uma camada branca no fundo?

Essa camada de deposição do pigmento branco, mais pesado que os outros pigmentos, pode se formar nos frascos dos esmaltes de maior cobertura, ou seja, naqueles que possuem mais corantes.

Isso, contudo, não significa que o esmalte estragou, e não afeta nem a qualidade nem a cor do produto. É, portanto, um processo natural que ocorre dentro do prazo de validade, então, não há motivos de preocupação. Pode continuar a usá-lo.

Por que o esmalte faz bolhas?



7. Por que às vezes as unhas ficam amareladas após a retirada do esmalte?

As unhas podem ficar amareladas em função da deposição de pigmentos dos esmaltes, especialmente daqueles mais escuros. Isso vai depender da espessura de cada unha e, especialmente, do seu grau de porosidade.

Para retirar esse pigmento depositado, contudo, só lixando a superfície das unhas. Ou, então, é necessário aguardar o crescimento. Para evitar esse problema, pinte as unhas alternando esmaltes escuros com claros.

Respondi as suas dúvidas sobre esmaltes? Você tem alergia a esmaltes? Então, clique aqui e veja post.

Siga o Almanaque da Mulher no Facebook.

Você também pode gostar...

2 comentários

  1. Gostei das dicas!!! Quero mais!!!

    1. Márcia Bruno diz:

      Muito obrigada, Mara! Vou me esforçar. Beijos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.